Inteligência artificial traz competitividade aos negócios

Toda empresa, independentemente do tamanho ou segmento em que atua, precisa de resultados. E para atingi-los, algumas estratégias devem ser consideradas, tais como a focada em ciência de dados, ou seja, transformar dados em informações relevantes e úteis aos negócios.

No entanto, mais do que tratar os dados, eles devem ser relevantes e de qualidade, já que servirão como base para gerar informações cruciais na tomada de decisões. E este é o grande desafio das empresas para se ter vantagem competitiva na visão de Leandro Cesar Lopes, CEO da L3, que participou nesta terça-feira, 7, do IT Forum Expo 2017, em São Paulo.

Nesta empreitada, a estratégia deve estar aliada a uma tecnologia. E a melhor opção neste caso é adotar uma plataforma de inteligência artificial, que pode ser aplicada em diferentes áreas de negócios e em qualquer tipo de organização. Através de sua base operacional, o machine learning ou aprendizado de máquina, é possível detectar uma série de dados antes ignorados por gestores, para que sejam utilizados em estratégias de negócios. É possível ainda detectar perdas ou anomalias em tempo real

O machine learning pode ser adotado através de três métodos de aprendizado: supervisionado, o mais comum em que algoritmos são treinados usando exemplos rotulados; o não supervisionado, usado em dados que não possuem rótulo histórico; e por reforço, onde o algoritmo descobre pela tentativa e erro quais ações geram as maiores recompensas.

O executivo ainda destacou durante sua palestra um novo modelo de ofertar a análise preditiva da inteligência artificial, o Machine Learning as a Service (MLaaS). Assim como os modelos de cloud, ele é ofertado como serviço, permitindo a construção de modelos customizados e específicos para o negócio.

“A inteligência artificial veio para mudar a forma como vemos o mundo e como interagimos com ele. É uma inovação com foco na personalização da experiência dos clientes, o que consequentemente impactará positivamente os negócios”, completou Lopes.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago