Intelie aposta e internacionalização e planeja alcançar R$ 8 milhões em faturamento em 2016

Author Photo
por
10:51 am - 28 de junho de 2016

A Intelie, empresa brasileira de tecnologia especializada em análise de dados em tempo real, anunciou a inauguração do seu primeiro escritório fora do Brasil, na cidade de Houston, Estados Unidos. 

O investimento inicial para a internacionalização é de R$500 mil e a estratégia é que a operação se torne autossustentável até o final do ano, gerando lucros a partir de 2017. Para 2016, a companhia planeja um faturamento de R$ 8 milhões e um crescimento de 60% em relação ao ano passado.

A escolha do Texas como local da nova sede é estratégica, já que a cidade de Houston é um dos grandes centros mundiais de óleo e gás, setor em que a Intelie já atua no Brasil tendo como alguns de seus clientes a Petrobrás. “As grandes companhias desse setor estão localizadas em Houston, e o estado do Texas possuiu metade de todas as sondas de petróleo do mundo”, observa Ricardo Clemente, futuro diretor-geral da Intelie nos Estados Unidos.

Outro ponto favorável para a atuação da Intelie em solo americano se dá por meio da nova regulação para a exploração de poços de petróleo na região, a qual prevê que o monitoramento da exploração realizada por terceiros seja feita em tempo real, conforme as regras previstas peloBureau of Safety and Environmental Enforcement (BSEE), agência que exerce as funções de aplicação de segurança e normas ambientais nos EUA.

Em Houston, a Intelie também atuará por meio de parceiros. A Brabo Consulting e a Innova Business Development, empresas responsáveis por impulsionar companhias brasileiras no segmento de óleo e gás nos Estados Unidos, apoiarão a chegada da empresa no local. “Apresentaremos aIntelie para grandes companhias do segmento com o objetivo de torná-las clientes. E a longo prazo, queremos avançar nessa relação de parceria com o intuito de buscar um aporte de recursos financeiros”, explica Hilton Queiroz, sócio da Innova Business Development.

A atual crise no setor de petróleo, afirmam os especialistas parceiros, pode representar o momento ideal para a oferta de soluções de inteligência operacional voltadas para a indústria de óleo & gás. “Em um momento de crise, as empresas se mostram mais abertas a uma solução atrativa e que pode trazer redução de custos. Nosso trabalho é fazer com que a Intelie aproveite a próxima onda de crescimento do mercado”, explica Alex Almeida, presidente da Bravo Consulting.

Com sete anos de atuação a empresa brasileira já conta com três clientes internacionais: na Malásia e em Macau (China). E para a elaboração do projeto de internacionalização, a empresa teve o auxílio de alunos de pós-graduação e MBA do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, em intercâmbio realizado no fim de 2015 e início de 2016.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.