Categories: Notícias

Instituto Colabore, Samsung e FIESP se unem para desenvolver ferramenta que incentiva doação de sangue

Nesta terça-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para estimular a doação entre brasileiros, a ONG Instituto Colabore, a Samsung e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) uniram forças para desenvolver ferramenta que permite conectar hospitais com pontos de coleta e doadores de todo o País.

Chamado de Heroes, o serviço pode ser acessado on-line usuários, doadores e incentivadores, por meio de navegador móvel o tablet. Enquanto isso, hemocentros e gestores de grupos entrarão em ambiente desenvolvido com funções de administração e, por meio dele, será possível gerar campanhas e convocar doadores por tipo sanguíneo, além de encontrar diversos modelos de relatórios.

Gestores do Ministério da Saúde ou das secretarias de saúde estaduais e municipais também têm acesso à página web específica para geração de relatórios e contato direto com a equipe responsável pelo projeto.

Todos os usuários do Heroes encontrarão 100% dos hemocentros do Brasil, que correspondem a cerca de 400 unidades. A ferramenta conta ainda com “padrinhos”, empresas que poderão investir na aplicação em troca de patrocínio e exposição da marca.

Com surgiu
A ideia surgiu quando um membro da família de um dos idealizadores precisou de doação de sangue, para uma cirurgia que precisava ser realizada em outra cidade. “O médico disse que seriam necessários 50 doadores. Após esse apuro, pensei o quão útil seria uma ferramenta capaz de engajar doadores de sangue e, com isso, salvar vidas”, conta Manoel Neto, diretor-executivo do Instituto Colabore e conselheiro curador da Fundação Pró-Sangue. Para colocar o projeto em prática e construir a plataforma on-line, Neto reuniu o apoio institucional da FIESP e o conhecimento técnico da Samsung.

Além do Dia Mundial do Doador de Sangue, neste mês também é comemorado o Junho Vermelho, que tem como finalidade fomentar a doação de sangue entre a população brasileira. Atualmente, o Brasil possui um elevado déficit de doações de sangue. É coletado apenas 1,8% da quantidade de habitantes residentes no País, uma porcentagem ainda muito distante das recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como meta ideal e mínima, respectivamente, 5% e 3,5% da população doando ao menos uma vez ao ano para, então, constituir um banco de sangue considerado saudável.

Da ideia ao resultado
Para que fosse possível concretizar a ideia de uma ferramenta com esse propósito, o Instituto Colabore foi apoiado pelo Samsung Ocean, um centro de capacitação de desenvolvedores que, desde abril deste ano, funciona dentro da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP). Dessa forma, o projeto passou por uma aceleração de três meses até que a aplicação pudesse seguir com o desenvolvimento. Após esse período e com o apoio da FIESP, o Heroes foi construído e agora passa a estar disponível para uso de qualquer pessoa.

Para Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina, o apoio ao Instituto Colabore no desenvolvimento do Heroes reforça o compromisso da Empresa com ações que aliam inovação e tecnologia. “Desde que criamos o Samsung Ocean, sabíamos do enorme potencial que tínhamos para ajudar desenvolvedores a desenvolverem soluções que vão muito além de um dispositivo, impactando até mesmo a vida das pessoas”, encerra.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago