Inovação e tecnologia em sala de aula: é urgente repensar o modelo usado por nossos país

A inovação e a tecnologia em sala de aula têm o papel de facilitar e melhorar a comunicação entre alunos e professores. Como benefício extra, tem o poder de ampliar a forma de pensar e proporcionar um mundo de conhecimento na palma da mão para alunos que se quer um dia sonharam com a possibilidade de viajar e conhecer outras culturas.

Ainda temos as novas profissões que exigem amplo conhecimento e uma enorme capacidade de reflexão para propor soluções. Sendo assim, o aluno necessita de preparo para a nova realidade, afinal os desafios do mundo moderno são muitos.

O modelo tradicional de escola, carteiras, lousas e livros já não é suficiente, é preciso olhar mais adiante e pensar em aulas inovadoras para conquistar uma cultura de aprendizado, que estimule os alunos na busca do conhecimento e na conquista de novas experiências. O aluno do novo milênio tem em suas mãos o controle do conteúdo que deseja explorar, por isso o professor assume um novo papel, de mediador e facilitador de todo o processo de aprendizagem e do ciclo de conhecimento.

Tecnologia só para a metade das escolas brasileiras

De acordo com Censo de 2017, a tecnologia não está acessível aos estudantes em cerca da metade das escolas de ensino fundamental. “A presença de recursos tecnológicos como laboratórios de informática e acesso à internet ainda não é realidade para muitas escolas brasileiras. Apenas 46,8% das escolas de ensino fundamental dispõem de laboratório de informática; 65,6% das escolas têm acesso à internet; em 53,5% das escolas a internet é por banda larga.”

A tecnologia em sala de aula soma pontos e conta a favor para escolas que desejam salas de aulas animadas, motivadas, interessantes e eficientes. Quando o aluno conta com recursos para interagir e desenvolver suas habilidades é aí que se estabelece a troca de conhecimento e a transformação da qualidade de ensino. Não adianta somente equipamentos tecnológicos em sala de aula.

A demanda é por um conjunto de recursos que passam por hardware, software, serviços especializados e gestão, além de professores capacitados e atentos as novidades pedagógicas que referenciam a qualidade do ensino das instituições. Vamos torcer e acreditar que as coisas vão mudar, afinal as eleições estão se aproximando e nós estamos no controle.

*Beni Kuhn é fundador da Colaborativa e economista pela PUC-SP

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

5 dias ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

6 dias ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

6 dias ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

6 dias ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

6 dias ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

6 dias ago