A Infor encerrará as vendas diretas no Brasil, segundo revelaram fontes próximas ao assunto à Computerworld Brasil. Alessandra Martins, country manager da Infor, Carmela Borst, CMO para América Latina, e João Ricardo Nene, Vice-presidente da Infor para América Latina, também deixam a operação.
O Brasil, até então, vinha se mostrando como a principal operação da Infor na América Latina. Nos últimos dois anos, ganhou 25 novos clientes e vivia um momento de crescimento. A decisão para encerrar a operação não foi, entretanto, detalhada pela fonte.
As mudanças não refletem apenas a operação local. Na última semana, a Infor passou por uma grande reestruturação em sua liderança global. O CEO Charles Phillips (foto abaixo) que estava no cargo desde 2010, deixou a sua posição para o CFO Kevin Samuelson assumir. Ao tentar acessar o perfil de Phillips no site da Infor já não é mais possível encontrar informações sobre o executivo a não ser uma página de erro. Vale ressaltar, porém, que Charles Phillips passa a integrar o conselho de diretores da Infor como presidente. Samuelson, agora CEO, também integra o board. Samuelson é um dos executivos mais antigos da Infor, tendo passado 14 anos entre os papéis de M&A e CFO.
Em janeiro deste ano, a Infor recebeu um aporte de US$ 1,5 bilhão dos acionistas da Koch Equity Development, LLC (KED) e Golden Gate Capital. O novo investimento complementa o aporte da KED de mais de US$ 2 bilhões, realizado no começo de 2017. O aporte era, até então, tido como um marco importante para a Infor, que vinha trabalhando com a expectativa de um potencial IPO para 2019 ou 2020.
As mudanças, entretanto, na alta liderança podem indicar que o IPO deverá esperar. Ao mesmo tempo sugerem que os investidores da Infor não estão animados com a recente performance da companhia. Vale lembrar que a participação da Infor no mercado de ERP se mantém tímida diante dos concorrentes SAP, Oracle e Microsoft.
No Brasil, TOTVS, SAP e Oracle detêm 81% do mercado de ERP, segundo a Pesquisa Anual do GVcia, Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), divulgada em 2018. A TOTVS assume a liderança, com 35%, seguida de perto pela alemã, com 31%, e a norte-americana na terceira colocação, com 15%. O estudo foi realizado em 8 mil grandes e médias empresas com 2.560 respostas válidas. Na ocasião, a Infor contava com 5% de participação do mercado.
Atualização
A Infor, por meio de sua assessoria de imprensa no Brasil, procurou a redação da Computerworld Brasil, negando que encerraria a operação de vendas diretas no País.
Em comunicado, a Infor confirmou as mudanças na sua alta diretoria para a América Latina. Segundo a empresa, Jeff Abbot será o novo VP para América Latina, Jose Luque vai liderar os times de Vendas Diretas no México, Brasil e SOLA e Eloisa Andrea Gaona será a responsável pela área de Marketing Latam. Entretanto, a assessoria não confirmou se os executivos ficarão baseados em uma operação brasileira.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…