Indústria de seguros é principal alvo para tecnologias de AI

Em sua busca para se tornarem seguradoras digitais, as seguradoras têm uma oportunidade revolucionária de melhorar seus negócios com novas e emergentes tecnologias de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês). É certamente um ato de equilíbrio encontrar a combinação perfeita de eficiência operacional e engajamento do consumidor, alerta Gordon Barnett, analista principal da Forrester.

Segundo ele, ao determinar como fazer esses investimentos em AI, há muito a ser considerado – desde gerenciar a exposição a riscos e a detecção de fraudes, até entender as necessidades dos clientes e como seus produtos e serviços de seguros proporcionam a experiência esperada pelos consumidores.

A Forrester identificou 12 tecnologias e soluções de AI que podem ajudar as seguradoras a obter eficiência operacional e melhor experiência do cliente (CX). AI atualmente não é difundida em seguros. No entanto, as seguradoras experimentaram AI em quatro áreas de foco principais, segundo o analista.

1. Tecnologias orientadas e foco na experiência

Tecnologias de AI relacionadas à experiência incluem assistente virtual, análise de fala e mecanismos de recomendação. Essas tecnologias estão sendo adotadas nas atividades comerciais de atendimento ao cliente e seleção de produtos de seguros.

2. Tecnologias orientadas e focadas em operações

Tecnologias operacionais de AI incluem análise de texto, análise avançada, reconhecimento facial e de imagem, aprendizado de máquina e geração de linguagem natural. A maioria dessas tecnologias de IA está sendo adotada para melhorar a eficiência operacional. No entanto, o reconhecimento facial e o aprendizado de máquina estão sendo usados para mitigar a exposição ao risco das seguradoras.

3. Soluções orientadas e focadas em experiência

Soluções de AI focadas em experiência se concentram em fornecer uma experiência positiva ao cliente. As tecnologias combinam várias tecnologias de inteligência artificial para criar soluções de conversação e soluções pré-treinadas do setor. Esse último também é usado para treinamento internos voltados para o cliente.

4. Soluções orientadas e focadas em operações

À medida que o aprendizado de máquina evolui, encontramos seguradoras combinando outras tecnologias de AI com o aprendizado de máquina para criar soluções de aprendizado profundo. Atualmente, o gerenciamento de riscos é a área de foco das soluções de aprendizagem profunda.

O especialista aconselha que o aspecto mais importante de escolher qual tecnologia de inteligência artificial se deve investir é o que sua empresa precisa. “Aqueles que investem nessas tecnologias de AI devem considerar exatamente como sua empresa mais se beneficiará, e qual tecnologia será mais útil para permitir que essa empresa alcance seus objetivos”, alertou.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago