A IBM Brasil e o Instituto Cidade Democrática lançaram o aplicativo Água Viva. Trata-se de uma ferramenta colaborativa para que qualquer cidadão possa registrar incidentes relacionados à água no Estado de São Paulo, como localização de fontes, vazamento, falta, entre outros, além de abrir espaço para troca de ideias sobre como poupar o recurso natural.
As informações coletadas pelo app serão analisadas e levadas ao poder público pelo Instituto Cidade Democrática, potencializando a capacidade da sociedade civil em articular-se para auxiliar os governantes na tomada de decisões.
O app, gratuito e disponível por enquanto apenas para Android e em breve para iOS, mostra, por exemplo, dados como período do dia com falta d’água, frequência, características e tipo de local. Após selecionar a opção, o usuário pode adicionar uma foto para visualização, comprovando os dados incluídos no aplicativo. Dependendo do tópico, as informações podem ser trocadas por texto, como é o caso das dicas para economizar água.
Desenvolvido pela IBM, o aplicativo utiliza tecnologia chamada Mobile Aplication Fabric (MAF). O MAF é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações de georeferenciamento criada pelo Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil e baseada no IBM Worklight Foundation.