A IBM quer promover iniciativas de rápido crescimento. Para isso, está investindo em áreas promissoras e anunciou nesta quinta-feira (26/2) que vai direcionar US$ 4 bilhões em 2015 para o que chama de “imperativos estratégicos” que incluem cloud, analytics, mobile, social e tecnologias de segurança. A forma como será conduzido o montante, no entanto, não foi divulgada.
Segundo o jornal The Wall Street Journal, os planos levaram a CEO da empresa, Ginni Rometty, a definir uma nova meta financeira para os segmentos de mais rápido de crescimento: US$ 40 bilhões em receita anual combinada em 2018, ou mais de 40% da receita total esperada da empresa.
É uma meta ambiciosa, já que esses negócios geraram US$ 25 bilhões em receitas no ano passado, ou 27% da receita total, embora a tendência seja o crescimento de dois dígitos.
Há muito o que ser feito para remediar a queda em outros negócios da IBM. A empresa disse em janeiro que a receita total das operações diminuiu 6%, para US$ 92,8 milhões em 2014 e projetou que a receita total não vai crescer em 2015.
Assim como outras empresas de TI, a receita da IBM também foi prejudicada pela alta do dólar em negócios internacionais. No trimestre vigente, a IBM espera que esse quadro comprometa o crescimento da receita em mais de 7 pontos percentuais. Para o ano inteiro, a IBM espera um impacto cambial de mais de 6 pontos percentuais, acima das projeções anteriores para um impacto de 5 a 6 pontos.
Com os investimentos anunciados, Ginni se diz confiante com a virada. Ela também afirmou que a mudança não necessariamente implica em redução de investimento em outras linhas de negócios.