A IBM anunciou hoje (23/7) que adquiriu a Compose, startup de banco de dados como serviço. Os termos financeiros da aquisição não foram divulgados. Com escritórios em San Mateo, Califórnia e Birmingham, no Alabama (EUA), a Compose continuará a operar normalmente após a aquisição e os usuários não serão afetados pela movimentação, sendo a Big Blue.
A Compose tem cerca de 3,6 mil clientes e tem mais de 100 mil bancos de dados sob sua gestão. A ideia por trás da companhia é permitir que desenvolvedores móveis e web criem seus aplicativos sem ter de se preocupar com seus backends de banco de dados.
A startup coloca à disposição os bancos de dados e, em seguida, os administra para seus clientes. Seus usuários têm acesso a um painel em tempo real para monitorar suas instâncias, que podem ser hospedadas na Amazon Web Services (AWS), DigitalOcean e Softlayer.
Em comunicado, o cofundador e CEO da Compose, Kurt Mackey, afirmou que a união com a IBM vai acelerar o desenvolvimento da plataforma de banco de dados e oferecer ainda mais serviços e apoio para equipes de desenvolvedores.
Segundo o gerente-geral da IBM Cloud Data Services, Derek Schoettle, a Compose irá expandir a plataforma Bluemix da IBM para desenvolvedores de aplicativos que procuram bancos de dados prontos para a produção open source.