Imagem: Shutterstock
O Ibama lançou uma plataforma que busca dar maior transparência às informações sobre os produtos florestais nativos dos biomas brasileiros. Desenvolvidos pelo Serpro, os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira vão tornar públicos os dados sobre atividades de exploração, produção, industrialização, comercialização e transporte de produtos florestais. As informações estarão disponíveis no ambiente do Ibama no portal gov.br.
Para o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, o sistema vai fortalecer a conformidade da cadeia produtiva madeireira com as normas de direito ambiental. “Manter a floresta em pé por meio da produção sustentável é uma das mais importantes políticas públicas para o combate ao desmatamento ilegal”, avaliou. “A solução vai permitir que analistas de órgãos ambientais, veículos de comunicação, entidades acadêmicas e a sociedade como um todo, tenham acesso à informação de qualidade, gerando um maior controle social”, acrescentou.
Leia também:
A tecnologia permitirá visualizar a comercialização de produtos e espécies nativas por unidades da federação, além de exportações da madeira brasileira com indicação dos países de destino. Será possível também a pesquisa de projetos e autorizações ambientais distribuídos por região, UF, município, produto, espécie e bioma, indicando quais os produtos e espécies mais exportadas da flora brasileira.
As informações disponibilizadas são obtidas a partir do tratamento e cruzamento de dados de diversos sistemas de controle federais e estaduais integrados. O sistema teve origem em 2020, com a criação do sistema Sinaflor+, que estabeleceu a obrigatoriedade de adoção dos mecanismos de rastreabilidade da madeira na origem.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…