Para a Huawei, o Brasil é estratégico e tem demandado cada vez mais atenção e investimentos por parte da empresa. Prova disso, são as recentes conquistas da fabricante chinesa por aqui, como a parceria com as operadoras TIM, Telefônica e Oi e com a Associação Brasileira de Internet (Abranet) para estimular o desenvolvimento de provedores de serviços de internet (ISPs, na sigla em inglês) e ampliar a adoção de fibra óptica. “Trata-se de um mercado estratégico para nós. Até pouco tempo, incluíamos o Brasil como parte dos negócios da América Latina e agora passou a ser independente, respondendo diretamente ao headquarter”, conta Ruby Zhouhongyu, diretor Comercial da Huawei Enterprise.
Segundo ele, a partir dessa mudança será possível daqui para frente contar com mais suporte da sede da empresa e fortalecer a presença por aqui em Enterprise, que engloba todos as verticais do mercado com exceção de telecomunicações.
Zhouhongyu aponta que para suportar o crescimento da área, os canais serão peça fundamental da estratégia. “Esperamos salto acelerado no longo prazo de Entreprise, pois já somos bastante consolidados em telecom. Assim, nossa forma de ir ao mercado é 100% via canal”, detalha o executivo.
Ele indica que a Huawei está comprometida com o ecossistema e no próximo ano vai ampliar o investimento em treinamentos, ações de comarketing, participação conjunta em eventos e roadshows para promover as tecnologias da fabricante. Atualmente, no Brasil, a fabricante conta com cerca de 80 parceiros e a ideia é aumentar a marca, mas, sobretudo, investir na qualidade dos canais, finaliza o diretor Comercial da Huawei Enterprise.