Categories: Notícias

Hospital Sírio-Libanês adota nuvem AWS para suportar projetos de AI e big data

O Hospital Sírio-Libanês firmou um acordo de cooperação com a Amazon Web Services (AWS) para utilizar a plataforma de computação em nuvem da empresa norte-americana para apoiar projetos de inovação e desenvolvimento. O programa de transformação digital da entidade assistencial visa apoiar, inicialmente, projetos específicos da instituição, como a plataforma de inteligência artificial a partir de big data.

A ação vai ao encontro com o desejo do hospital em expandir o acesso da população à saúde de qualidade, desenvolvendo ferramentas que integrem as expertises do Sírio-Libanês com a tecnologia AWS. “Estamos dando os primeiros passos em prol de um movimento que visa impactar o setor da saúde de forma integral, criando novas alternativas de acesso à saúde”, explica Rogério Caiuby, diretor de estratégia do hospital.

O foco da instituição é que, com a capacidade processamento de dados da plataforma, os técnicos consigam avaliar informações com maior rapidez e precisão, extraindo dados relevantes para a promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como para a adoção de novos processos no atendimento médico-hospitalar.

Na prática

A aplicação, que já foi colocada em prática com a análise de dados dos tratamentos realizados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital, permitiu criar processos para priorizar internações de casos mais graves na primeira hora do paciente na Unidade, a partir de novas métricas extraídas da inteligência coletiva do atendimento. Com o potencial de processamento de dados oferecidos agora pela AWS, a entidade poderá extrair mais informações que ajudem a oferecer novos processos de assistência.

Histórico

O Sírio-Libanês e a AWS iniciaram o trabalho de colaboração há alguns anos com o projeto de bioinformática, no qual os genomas de tumores são analisados a partir de bancos de dados mundiais, como o The Cancer Genome Atlas (TCGA) e o 1000 Genomes. A informação oriunda dessa análise é trabalhada dentro do Sírio-Libanês, abrindo diversas teses de projetos de estudo. Um dos frutos dessa colaboração será lançado ainda este ano. Após mais de 4,5 mil genomas de tumores estudados, o Hospital está pronto para lançar uma nova ferramenta de medicina de precisão.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 meses ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 meses ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 meses ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 meses ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 meses ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 meses ago