Categories: Notícias

Home office x gestão de equipes: como implementar de forma equilibrada

Visando redução de gastos e com a tecnologia aliada ao espaço de trabalho e usada para facilitar a vida de funcionários, é comum que empresas adotem o chamado teletrabalho ou home office.
Pesquisa divulgada em agosto de 2014 pela SAP Consultoria mostra que o setor de tecnologia da informação é um dos que mais adota tal modelo, sendo explorado por 70% das empresas.
Apesar da facilidade, um dos maiores desafios enfrentados por gestores de TI é exatamente conseguir gerir sua equipe estando longe. Para isso, Marcelo Vianna, especialista em gestão de pessoas e sócio-diretor da Conquest One, empresa especializada em contratação e gestão de pessoas em TI, selecionou algumas ferramentas e boas práticas que podem se úteis nessa empreitada.

Videoconferência: a videoconferência pode ser uma aliada, principalmente se a empresa não dispõe de um software que permita saber o ‘status’ do colaborador. Um processo recorrente que permita o contato visual permitirá saber se ele realmente está bem.
Monitorar o bem estar do colaborador: criar um processo de gerenciamento, como um apontador diário de felicidade. Com esse tipo de ferramenta você pode perguntar para o seu time se eles estão bem e o nível do “bem-estar”. Softwares de comunicação podem ajudar nesse processo.
Check points: criar um processo que permita saber o andamento de projetos, como pontos de checagem periódicos, pode evitar surpresas.
Manter a relação de confiança: o mais importante é a empresa manter uma relação de confiança com o colaborador, e o colaborador também deve se atentar às entregas, mesmo trabalhando remoto. Se o trabalho for amarrado a um horário específico, o checkpoint pode ser feito pelo login no sistema. Não tem como fugir da tecnologia!
Manter um manual de boas práticas: um manual de boas práticas pode orientar o colaborador que trabalha remoto. O documento pode conter dicas sobre a aparência e os horários, por exemplo. Mesmo não estando todos os dias no escritório, o profissional deve estar atento a detalhes. Afinal, ele pode ser convidado a participar de uma  videoconferência com cliente ou gestor, e precisará estar preparado.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago