A Hitachi Vantara, subsidiária integral da Hitachi, anuncia o Pentaho 8.2, nova versão da plataforma de software de integração e análise de dados da empresa, que se junta à plataforma de armazenamento de objetos Hitachi Content Platform (HCP). O Pentaho 8.2 complementa o portfólio de produtos da Hitachi Vantara e permite que os usuários façam melhor uso das soluções, com acesso a dados não estruturados da HCP. Esta versão também permite que os clientes gerenciem um ambiente de nuvem híbrida de novas maneiras, e expande o suporte para o ecossistema analítico.
De acordo com a Harvard Business Review, menos da metade dos dados estruturados de uma organização é usado na tomada de decisões comerciais e menos de 1% dos não estruturados é usado de qualquer maneira. Com a nova integração do Pentaho com o HCP, os usuários podem construir pipelines que incluem fontes de dados estruturados e não estruturados – como texto, vídeo, áudio, imagens, mídia social, clickstreams e arquivos de log – permitindo que analistas e cientistas de dados tirem o melhor valor desses insights. O Pentaho 8.2 possibilita novos casos de uso na indústria em áreas como:
• Bancos: As instituições de serviços financeiros podem atender aos requisitos de compliance ao correlacionar dados de transações comerciais com comunicações por e-mail.
• Saúde: Pesquisadores médicos podem fazer novas descobertas de medicamentos, misturando dados de pacientes e histórico de medicação com exames de ressonância magnética não estruturados.
• Varejo: os lojistas podem analisar as preferências de compra de cada pessoa e o fluxo de tráfego de cada marca na loja, combinando imagens de vídeo com dados de ponto de venda.
• Segurança pública: a aplicação da lei pode combinar imagens de vídeo com relatórios criminais, permitindo acesso mais rápido a evidências e, consequentemente, melhor tomada de decisões, sem deixar de seguir as regulamentações.
Com tantas alternativas para data lakes, as organizações estão analisando os gastos com o gerenciamento e controle de dados. O Pentaho 8.2, em conjunto com a Hitachi Content Platform, pode ajudar, por exemplo, a incorporar dados, que serão limpos e preparados. Depois, a nova plataforma determinará quais deles são apropriados e quais são desnecessários. Ao reduzir dados enviados para a nuvem, as organizações podem gerenciar melhor os custos.
O Pentaho 8.2 expande o suporte para seu crescente ecossistema de produtos e tecnologias de terceiros, que ajudam as organizações a otimizar seus projetos de análise e pipeline de dados, tais como: AMQP, Google Cloud, Python e OpenJDK.
“Com o Pentaho 8.2 e Hitachi Content Platform, podemos aproveitar dados estruturados e não estruturados em uma única plataforma para enviar dados limpos e preparados para a AWS e o Microsoft Azure, e reduzir o custo de computação em até 30% e o de armazenamento em até 60%, diz Andrew Buffone, diretor de gerenciamento de dados da CARFAX Canada.
“O suporte a projetos modernos de análise de dados envolve a criação de pipelines de dados ágeis, capazes de integrar rápida e automaticamente dados estruturados e não estruturados de várias fontes e disponibilizá-los para vários casos de uso”, diz Matt Aslett, vice-presidente de pesquisa de dados da IA e analytics na 451 Research.
O Pentaho 8.2 está disponível desde 6 de dezembro.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…