Categories: Notícias

Hiperconvergência: sofisticação para PMEs na TI

A hiperconvergência é uma tendência consolidada, operando em inúmeros setores de missão crítica como e-commerce, aviação, financeiro etc. O que começou como uma importante solução de infraestrutura para empresas de grande porte, com milhões de dados e data centers gigantescos, caminha para também atender companhias de diferentes portes e necessidades de maneira customizada – incluindo PMEs.

Enquanto a economia começa a retomar sua força, a hiperconvergência se destaca como excelente opção a ser explorada, sendo uma solução que acompanha o crescimento das empresas e provém infraestrutura simplificada e escalável, com custos também competitivos para empresas menores.

Levar eficiência e sofisticação para pequenas e médias empresas. Esse é o próximo passo de um modelo que oferece uma infraestrutura integrada, combinando armazenamento e virtualização em cada servidor físico, dispensando a necessidade de um storage centralizado; o que se traduz em redução de custos, redução de horas em minutos para gestão do ambiente, otimização de espaço físico e, principalmente, com alta confiabilidade dos dados. Mas como adaptar este cenário para um cliente com poucos recursos?

Reconhecendo a TI como o coração de toda empresa, independentemente de seu porte, já é possível encontrar no mercado soluções de hiperconvergência focadas em tamanho e custo, dimensionado para pequenas e médias empresas. Saem na frente fabricantes de hardware que, por meio de parcerias com líderes de software, estão preparados para atender essas demandas.

Um dos principais desafios dessa nova oportunidade é simplificar o entendimento da hiperconvergência para quem mais importa: clientes que podem se beneficiar dela no dia a dia de seu trabalho. Nesse aspecto, o canal tem papel importante difundindo e traduzindo ganhos proporcionados pela nova tecnologia – mais uma vez, fabricantes preparadas para treinar, demonstrar e orientar parceiros são os que irão liderar esse processo de transformação.

Em um mercado tão dinâmico como o de tecnologia da informação, fornecedores devem estar preparados para oferecer novas tecnologias saindo do tradicional e apresentando soluções inovadoras como a hiperconvergencia. O olhar de quem sabe reconhecer negócios em tempos desafiadores para tal será, sem dúvida, o vitorioso nessa corrida corporativa. Quem sempre deve sair ganhando é o cliente.

*Rogério Spragiaro é Arquiteto de Soluções para Hiperconvergência da Lenovo Brasil

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago