Categories: Notícias

Hewlett Packard Enterprise fecha parceria com Docker e integra tecnologia open source em servidores

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou no final do ano passado uma solução batizada de Synergy, plataforma que faz parte do portfólio do que a empresa chamou de infraestrutura combinável (composable infraestructure, em inglês). Depois de estabelecida, a ideia agora é ampliar os esforços nessa frente. 

Com isso, um dos destaques anunciados durante o Discover 2016, evento anual da companhia realizado nesta semana nos Estados Unidos, é a parceria com a Docker, plataforma aberta para desenvolvedores e administradores de sistemas construir e executar aplicações distribuídas, seja em laptops, data centers ou na nuvem. Com a aliança, a tecnologia open source Docker Engine passará a integrar os servidores da HPE. A ideia é que clientes possam criar aplicações distribuídas que possam migrar entre qualquer infraestrutura.

A parceria, descrita por Antonio Neri, vice-presidente-executivo e gerente-geral do Enterprise Group da HPE, como “de valor único” para a indústria de servidores e que permitirá às companhias entregar soluções de infraestrutura híbrida e um portfólio de aplicações que vai de apps legados a microsserviços, com suporte da HPE.

De acordo com o CEO da Docker, Ben Golub, a solução pode possibilitar melhorias no quesito velocidade de entrega “treze vezes mais rapidamente”, definiu, além de “melhoria de eficiência em 20 vezes”, disse o executivo durante conversa com jornalistas, realizada nesta terça-feira (7/5).

Outra vantagem da parceria, de acordo com Neri, é “levar a verdadeira capacidade de combinação para o mercado de maneira que não havia sido feita antes”, afirmou.

Entre os servidores da HPE que receberão a tecnologia Docker estão ProLiant, Cloudine e Apollo. A previsão de lançamento é para o final do ano, quando também está prevista a entrega de sistemas HPE combináveis e convergentes (HPE Synergy, HPE BladeSystem e HPE Converged System) com integração Docker. Já soluções de armazenamento, rede e software integradas com a tecnologia estão disponíveis de forma imediata.

Todas as inovações serão distribuídas globalmente, incluindo o Brasil, mercado considerado crítico pela empresa, de acordo com Neri.

*A jornalista viajou a Las Vegas a convite da HPE

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 meses ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 meses ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 meses ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 meses ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 meses ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 meses ago