HCor aposta em solução da Totvs para integrar setores do hospital

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10:52 am - 24 de junho de 2015
A Totvs e o HCor se uniram para desenvolver uma plataforma voltada para a saúde. Chamado de Hospital Information System (ou apenas HIS), o software foi desenvolvido para contemplar os requisitos fundamentais do setor, balizando sua atuação nas premissas de valor: performance clínica, resultado operacional e compliance

A ideia principal por trás da parceria era criar uma plataforma que pudesse unir todos os setores do hospital, algo que é bem difícil de se fazer considerado a complexidade de um ambiente com 137 sistemas legados e periféricos, como explica José Lobato, gerente-executivo de TI do Hospital do Coração. O executivo também conta que, atualmente, a instituição conta com três data centers para gerenciar uma produção anual de 15 terabytes – contabilizados especialmente pela produção de imagens.

Para exemplificar melhor como funciona, o CIO comparou a estratégia de desenvolvimento de um sistema voltado para a saúde com uma torre de controle aéreo. “Queremos ter planos de voo, monitoramento constante e correção, gerenciamento do tráfego com segurança e gerenciamento de dados. Na saúde é mais ou menos assim: trata-se de endereçar as tarefas corretas para os profissionais corretos no tempo correto, promover o sequenciamento de tarefas por meio de worklists, estabelecendo timings, fazer o diagnóstico, tratamento e monitoramento”, diz Lobato.

O executivo assinala que, por meio da plataforma, é possível monitorar o paciente e saber o status dele, se foi encaminhado para a terapia intensiva, se necessita de cirurgia ou de atendimento urgente, por exemplo. 

Entre os principais benefícios conquistados com a adoção do sistema estão: redução de falhas no diagnóstico, aplicação de medicamentos e até mesmo horários dessas aplicações que, de acordo com Lobato, consequentemente colaboram para a redução de óbitos por erros médicos. Houve também o aumento de produtividade, dado o menor tempo de resposta para os processos.

Ainda de acordo com o executivo, o sistema possibilitou um dashboard visual de toda a operação do hospital, além de facilitar o tratamento de pacientes. “O sistema também gera notificações de prescrições, informa sobre duplicidade de itens prescritos, interações medicamentosas, intermedicamentos, entre outros aspectos que ajudam a reduzir erros”, detalha Lobato, destacando que a farmácia do hospital também passou a ser automatizado, liberando os medicamentos para o paciente e verificando a aplicação de cada um diretamente no leito. “Com o software unificamos todo um processo global de materiais e medicamentos de forma segura.”

Outra vantagem apontada pelo CIO é a praticidade do sistema. “Médicos sem treinamento puderam aderir à plataforma”, conta.
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