Grupo Raymundo da Fonte cresce no Norte e Nordeste com Totvs

Author Photo
2:00 pm - 06 de janeiro de 2017

O Grupo Raymundo da Fonte é dono de 14 marcas entre produtos de limpeza e alimentícios e hoje conta com cerca de 2600 funcionários. Com o rápido crescimento na última década, amargava um sistema legado que precisava de modernização. Buscou no mercado um ERP capaz de dar suporte ao seu plano de dobrar o faturamento entre 2011 e 2016, de forma orgânica.

“Sabíamos, naquela época, que nossos processos tinham muito espaço para melhorias, com novas técnicas de gestão, integração de etapas e automação”, relata Marcos Martareli, gerente de Processos Corporativos do Grupo Raymundo da Fonte.

Ele acrescenta que além de atualizar sistemas e atividades, uma preocupação da diretoria da companhia era que o corpo de gestores fosse preparado para extrair da tecnologia as melhores informações, da forma mais ágil.

Estratégia

O método de escolha foi baseado na estratégia da companhia para os cinco anos seguintes: consolidar-se como líder no mercado de higiene pessoal, limpeza e alimentação do Norte e Nordeste.

Para isso, foi aberta uma concorrência com 2 mil itens de pré-requisito, que deveriam ser atendidos pelo novo sistema. Assim, a Raymundo da Fonte se tornou cliente da Totvs, empresa de soluções de negócios e TI, com a contratação, inicialmente, somente do ERP.

Hoje, a companhia tem as soluções da Totvs em suas quatro unidades fabris, localizadas em Pernambuco, Pará, Bahia e Rio de Janeiro, com 600 usuários ativos.

“Destaco os ganhos de aumento de produtividade e precisão. Essa parceria nos permitiu capacitar nossas áreas de gerenciamento para disponibilizar soluções de controle, gestão e performance, que ajudam a atingir nosso objetivo estratégico”, conta Martareli.

Um dos destaques após a adoção da tecnologia foi a redução de gastos com frete comparado ao faturamento. Com o auxílio do Totvs Cockpit Logístico, o mix de itens por embarque aumentou de 35 para 60, em média, com uma ocupação média dos veículos de 92%.

“Estamos agora na fase final de implantação da tecnologia. Nesse módulo, montamos todos os cenários que são importantes para a Raymundo da Fonte e teremos visões por família de produto, canal, Estado, além de poder fazer análises financeiras”, detalha Martareli.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.