Categories: Notícias

Grupo JMalucelli consolida infraestrutura e garante disponibilidade total

Consolidar a infraestrutura de diferentes empresas que atendem a segmentos distintos tornou-se um imenso desafio para a área de TI do Grupo JMalucelli, que atua em setores como construção, energia, concessões, finanças, seguros, comunicação, entre outros, e emprega diretamente mais de 5 mil pessoas. Para garantir o crescimento do Grupo, que gira em torno de 10% ao ano, a tecnologia tornou-se aliada.

Com dois sites independentes com storages, servidores e dispositivos de redes diversificados, a companhia identificou a necessidade de consolidar a infraestrutura e contar com uma solução para garantir expansibilidade, redundância e monitoramento do ambiente.

A implementação do projeto durou três anos e envolveu armazenamento e replicação de dados composto por três storages linha HP 3PAR e um pool de virtualização constituído por servidores da linha Blades HP BL460 gen8, distribuído em três enclousures da linha HP C7000.

As etapas de instalação, configuração e implantação aconteceram em três fases e incluíram testes de alta disponibilidade entre as plantas. Todos os passos foram alinhados entre os CIOs do Grupo.

O superintendente de TI do Grupo JMalucelli, Oscar Breno Valliatti Filho, conta que foi formado um comitê para estabelecer a melhor forma de executar o projeto. “Esse time reuniu-se semanalmente, submetido e alinhado diretamente à presidência do Grupo até sua conclusão”, afirma o executivo, completando que após a finalização dos trabalhos esse comitê continuou existindo, com uma dinâmica de reuniões mensais, para proporcionar sinergia total entre as áreas de TI.

Ele lembra que a criação desse time foi vital para o sucesso do projeto. “O pouco tempo disponível para execução na etapa final, aliada a dificuldade de conciliação das agendas se constituíram fortes obstáculos, que somente foram superados com sucessivas reuniões para alinhamento do time principal e muito esforço da parte de todos os envolvidos”, relata.

O executivo diz que os benefícios já podem ser observados. A empresa conseguiu consolidar a infraestrutura em um data center principal com a possibilidade de replicação para o segundo site. “Obtivemos padronização, alta disponibilidade, gerenciamento eficaz e maior segurança da informação”, comemora.

Valliatti Filho diz ainda que foi possível ampliar a capacidade do data center. O volume armazenado anteriormente era de aproximadamente de 120TB de dados. Atualmente, o volume de dados está em 250TB, incremento de capacidade da ordem de 200%.

Ele afirma que com o aprimoramento da infraestrutura foi possível desenvolver outros projetos para todas as unidades do grupo, como adoção de AntiSpam e plataformas de acesso remoto.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago