Grupo Ação busca ampliação dos negócios na América Latina
Fundada em 1987, a Ação Informática orgulha-se de ter construído uma história de sucesso no setor de distribuição de soluções de tecnologia como IBM, Oracle, EMC e HP no modelo de valor agregado. A empresa, de origem brasileira, ampliou seus negócios e em 2000 fundou o Grupo Ação. A estratégia foi fundamental para o crescimento da companhia que agora conta com operações no Brasil, com escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília por meio da Ação Informática, e na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Peru por meio da AKTIO, adquirida em 2008.
Agora, a companhia planeja voos mais altos e está estruturando-se para abrir um escritório no México. “Essa operação chegará para consolidar nossa presença na América Latina”, explica Marcelo Issa, diretor de Alianças e Marketing do Grupo Ação. Segundo ele, o escritório será canal de atendimento também para o Caribe e a América Central, que têm grande demanda por TI.
O Brasil ainda é carro-chefe dos resultados e responde, de acordo com Issa, por 70% dos negócios da Ação, que em 2013 faturou R$ 970 milhões, crescimento de 20% em comparação com o ano anterior. Mas em três anos, a expectativa da empresa é que Brasil seja responsável por 50% e os demais países da América Latina pelo restante. Os destaques, hoje, na região são Argentina, Chile e Colômbia. “Colômbia tem grande potencial de crescimento e é uma grata surpresa”, relata o executivo.
O segredo do salto nos negócios, diz Issa, está baseado no fato de que todas as subsidiárias atuam a partir da mesma estratégia, mas contam com um ingrediente de sucesso: gestores locais, com conhecimento dos negócios de cada país de atuação. “Isso é muito importante, já que todos estão em linha com os processos do Grupo, mas com líderes que sabem como ninguém as peculiaridades do mercado e as necessidades de cada país”, conta.
Uma das estratégias para fomentar negócios na região é o programa de canais, batizado de Ação Partner Program, que desenvolve atividades que vão desde o treinamento dos canais para a efetivação da venda até a gestão do parceiro, incluindo a contratação de pessoal. “Criamos o ambiente ideal para o canal crescer junto com a Ação”, diz.
Centro para demonstrações
Com o objetivo de realizar demonstrações para os clientes, o Grupo Ação está construindo, em sua nova sede, em São Paulo, um centro de demonstrações, o Solution Experience Center. O espaço demandou investimento de cerca de R$ 4,5 milhões e ficará pronto em janeiro de 2015.
Lá, serão realizadas provas de conceito das soluções comercializadas pelo Grupo usando dados do cliente. “Conseguiremos mostrar, de forma mais efetiva, como os desafios dos clientes poderão ser solucionados em tempo real”, adianta Issa.