GRU Airport moderniza rede interna de internet

Responsável por receber mais de 40 milhões de passageiros em 2014, e com um time de mais de 2 mil funcionários, até o final de 2013 o GRU Airport tinha apenas um link de internet que já não era mais suficiente para atender a demanda interna de seus colaboradores.
A área de tecnologia da informação, então, optou por contratar mais três links. Ainda assim, problemas de queda e indisponibilidade de informação continuavam a rondar o maior aeroporto do Brasil. A cada falha nos links, a equipe de TI tinha de fazer a troca de forma manual, consumindo muito tempo nesse processo.
Com o desafio de melhorar o cenário, a TI decidiu implantar a solução BIG-IP, com a ajuda da Agility Networks. A solução realiza, de forma inteligente, o balanceamento entre os links, com o objetivo de distribuir a carga entre eles e reconhece, automaticamente, se algum link cai e apenas distribui entre os demais que ainda estão ativos, até que o primeiro retorne, mantendo a operação ininterrupta.
“Agora, temos a capacidade de trafegar 40 gigabits por segundo e usamos de 2 gigas a 4 gigas diariamente”, comemora Henrique Gomes, especialista de redes do GRU Airport. Com apenas dois links, diz, é possível atender a toda a demanda internet e contar com a capacidade de banda adequada para as tarefas dos colaboradores. “Isso nos possibilitou até ampliar o número de serviços internet. Antes, tínhamos e-mail e VPN. Hoje, temos 25 serviços além dos corporativos”, completa.
Emerson Thomazini, coordenador de TI do GRU Airport, relata que o projeto foi concluído em três meses e que nesse processo não havia espaço para falhas. “Até então, tivemos apenas uma indisponibilidade do ambiente que foi rapidamente solucionada”, diz, reforçando que a estabilidade foi fator importante e decisivo na escolha da solução.
Para manter o ambiente rodando sem problemas, o aeroporto manterá contrato de suporte com a Agility Networks por 36 meses. O suporte oferecido pela Agility contempla os níveis 1 e 3. No nível 1, é realizado o monitoramento do ambiente e novas configurações, enquanto o nível 3 é o suporte a incidentes.