A comunicação máquina a máquina (M2M) e a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) vão ganhar um plano nacional. O governo federal, segundo informações do Ministério das Comunicações, já trabalha na elaboração de uma política específica para o setor, por meio de uma câmara de gestão que reúne representantes do governo e da iniciativa privada.
Na avaliação do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, é importante criar uma política para nortear a implementação dessas tendências no País, além de coordenar o processo para fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a geração de novas empresas no setor.
Martinhão relata que atualmente existem experiências isoladas nesse setor no Brasil, que não estão conversando entre si. Para ele, o plano será elaborado para interligar essas iniciativas. De acordo com ele, o papel do governo é aproximar os provedores de solução das pessoas que buscam essas soluções.
A expectativa é de que o Plano Nacional de Comunicação M2M e Internet das Coisas seja concluído e apresentado até o fim deste ano, segundo o secretário. O projeto está sendo discutido pela Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas Máquina a Máquina. O grupo, criado no ano passado, é composto por membros de ministérios, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de representantes da indústria, das prestadoras de serviço em telecomunicações, de instituições de ensino e desenvolvedores.
*Com informações do Ministério das Comunicações