Notícias

Governo de SP e Google irão mapear digitalmente propriedades e estradas rurais

O Governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (11) uma parceria com o Google para o desenvolvimento de um projeto que busca mapear estradas rurais, além de criar endereços digitais para cerca de 230 mil propriedades espalhadas pelas 645 cidades do interior do Estado.

O Governo acredita que essa parceria vai permitir que cerca de 2 milhões de moradores do interior tenham acesso a serviços fundamentais, como segurança e saúde pública.

IT Trends

O projeto foi chamado de Rotas Rurais. O endereço digital será feito pelo Google, que deve utilizar a tecnologia Plus Codes, uma ferramenta gratuita da empresa, que converte coordenadas de latitude e longitude fornecidas por satélite em códigos mais curtos, semelhantes a um CEP.

O programa da parceria busca também servir como base para iniciar o registro de 60 mil quilômetros de estradas que ainda não foram mapeadas nos municípios citados.

“O nosso objetivo é ajudar o governo de São Paulo a usar a tecnologia para permitir que um maior número de pessoas e organizações aproveitem os benefícios de ter um endereço em áreas nas quais não há um serviço de código postal individualizado. Além de ajudar o acesso a serviços públicos, o mapeamento gera oportunidade de crescimento econômico para essas regiões ao facilitar a logística e estimular o comércio”, explica o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho.

A meta do Governo é concluir a primeira parte do projeto em até seis meses, coletando uma base de dados capaz de servir como um repositório de informações estratégicas para a construção de políticas públicas efetivas para diferentes regiões do Estado.

O Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão de pesquisa do governo paulista, subordinado à Secretaria de Estado da Agricultura, será o principal responsável pela execução dos trabalhos. Gustavo Junqueira, secretário da agricultura, explica que o projeto Rotas Rurais busca levar cidadania plena para a população rural.

“Com endereço, essas milhões de pessoas serão integradas a sociedade, possibilitando o efetivo exercício de seus direitos fundamentais que, sem mapeamento e endereço, não conseguem acessar. Além disso, há todo um impacto positivo na produção agrícola, com ganho de produtividade e melhoria nos processos de logística, distribuição e comercialização”, explica o secretário.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago