Governo de Minas Gerais automatiza atendimento a mais de 500 mil servidores públicos

Author Photo
11:11 am - 05 de janeiro de 2015

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de
Planejamento e Gestão (Seplag), investe em projeto de modernização tecnológica para
padronizar e atualizar os dados de mais de 500 mil funcionários do Estado,
entre eles servidores civis ativos, inativos e pensionistas.

Desenvolvida desde 2010, a iniciativa faz parte do Projeto
de Modernização da Administração dos Serviços e Sistema de Pessoal (Masp), cujo
intuito é propiciar mais agilidade no processamento de informações sobre benefícios
e carreira de servidores, como dados sobre aposentadoria e progressões e concessão
de vantagens.

Com isso, funcionários terão capacidade de planejar e gerir
os
recursos humanos e financeiros de modo mais eficiente, enquanto o Governo de
Minas terá acesso a uma visão única e sistêmica dos processos, permitindo a
redução de custos e transparência nos procedimentos, conforme salientou a Subsecretária
de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Fernanda
Neves, em nota.

Parte do projeto incluiu a aquisição de soluções de RH da
provedora
SAP, feita no ano passado, e cuja implementação é conduzida pela
Engineering do Brasil. As soluções contemplam tecnologias de gestão de pessoas
em tempo real (SAP HCM powered by SAP HANA), processos de negócios (SAP BPM) e
de gerenciamento de conteúdo (SAP ECM).

“Com a ajuda da tecnologia, teremos processos padronizados e
os serviços de gestão de pessoas serão muito mais ágeis e cômodos, já que as
informações serão processadas em tempo real”, pontou Fernanda Neves. Além
disso, ela destaca a importância da modernização ao oferecer capacidade de realizar
previsões mais concretas a sobre o planejamento e acompanhamento do
desenvolvimento profissional dos servidores.

Dentre os desafios do projeto, a subsecretária aponta o
envolvimento de muitas pessoas que precisam se habituar a uma nova plataforma, já
que são realizados. “Trabalhamos com 600 mil pagamentos, temos 3600 pessoas
incluindo informações diariamente no sistema atual de gestão de pessoas e 65
órgãos governamentais operando ainda com processos manuais. O nosso grande
desafio é padronizar tudo, mobilizar a alta administração em prol da
modernização e trabalhar essa mudança cultural junto aos funcionários que lidam
com as informações dos servidores”, detalha Fernanda. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.