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Google quer ser núcleo de toda tecnologia adquirida

O Google lançou simultaneamente na terça-feira (29/9) dois smartphones: o Nexus 5X, com tela de 5.2 polegadas e produzido pela LG, e o Nexus 6P da Huawei, com tela de 5,7 polegadas, bem como duas novas versões para o seu dispositivo de streaming Chromecast e o híbrido Pixel C.

O modelo Nexus 5X de 16 GB custará US$ 379, enquanto o Nexus 6P de 32 GB custará US$ 499, o mesmo preço do tablet Pixel C no modelo de 32 GB. O dispositivo possui um teclado desmontável vendido à parte por US$ 149.

Os novos Nexus irão trabalhar com o Project Fi, o projeto experimental de operadora wireless da companhia. As versões do OS Android que rodam nos aparelhos não foram alteradas e foram desenvolvidos para ilustrar a visão completa do Google para o software, ou como definiu o vice-presidente para Android, David Bruke, “Nexus é o Android como o projetamos”.

Dessa forma, a empresa espera que desenvolvedores de aplicativos possam ampliar seu escopo para criar novos apps.

Com relação ao Chormecast, a empresa apresentou uma versão atualizada do dispositivo, bem como um novo aparelho desenvolvido especificamente para streaming de áudio e que funciona com aplicativos incluindo Spotify, Pandora e Google Play Music em qualquer sistema de som com fone de ouvidos. “Podemos pegar o seu sistema de som e torná-lo inteligente”, disse na ocasião Rishi Chandra, líder de produtos para o Chromecast.

Ambicioso?
Toda essa nova gama de dispositivos disponíveis mostra a ambição da empresa: ser o núcleo de todas as escolhas dos consumidores. Ou seja, quer ele escolha um smartphone, ou um notebook, ou um tablet, ou até mesmo quando for assistir televisão, em todas as possibilidades o Google estará lá.

Essa abertura no leque também ficou clara quando a empresa, que tem como origem as buscas, se tornou a Alphabet, uma companhia que vende de tudo um pouco, de notebooks a termostatos.

Vale ressaltar que o sistema operacional Android, utilizado tanto em smartphones quanto tablets, é fornecido gratuitamente aos fabricantes – e está disponível agora em mais de 80% dos celulares no mundo.

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