Notícias

Google News lança ‘Destaques’ no Brasil, iniciativa que pagará até US$ 1 bilhão a veículos de mídia

Na última quinta-feira (1), o Google News (vertical de notícias da gigante de buscas) anunciou ao mercado o lançamento do “Destaques”, solução que visa promover ao leitor uma seleção mais qualitativa de notícias e que também apoiará veículos de mídia de diversos países, como o investimento total de US$ 1 bilhão. 

A iniciativa, que teve seu lançamento no Brasil e na Alemanha, também contará com veículos de países como Argentina, Austrália, Canadá e Reino Unido. Por aqui, o Google informa que mais de mais de 20 nomes compõem o grupo de publicações parceiras até o momento, tanto veículos de alcance nacional como publicações regionais. 

O valor de US$ 1 bilhão está atrelado ao pagamento que o Google fará nos próximos três anos aos jornais participantes, para que os profissionais desses veículos  realizem a seleção e publicação dos conteúdos que serão apresentados no “Destaques”, novo produto que vem com a premissa de entregar ao leitor uma experiência de leitura mais qualificada. 

Funcionamento

O “Destaques” – ou News Showcase, em inglês – apresentará painéis de notícias que vão aparecer nos smartphones Android e iOS (esse, num futuro próximo) onde os próprios portais de notícias selecionarão os conteúdos que eles acreditam que sejam de maior interesse para o leitor. 

Vale esclarecer que, atualmente, as matérias que aparecem na sessão de notícias do Google são selecionadas via algoritmo ou por uma equipe interna da empresa. A diferença dessa ação está no fato de que os jornais participantes terão a autonomia para fazer essa seleção em um espaço criado para oferecer aos usuários uma experiência diferenciada.  

Um exemplo disso é que os leitores, dentro do “Destaques”, poderão acessar conteúdo fechados por paywall, o sistema no qual apenas assinantes conseguem acessar a notícia. O painel também oferecerá aos veículos a opção de usar recursos como  linha do tempo, bullets e artigos relacionados para apresentar mais contexto sobre um assunto, sendo que  elementos como vídeos, áudios e resumos diários estão em planejamento pela empresa de Mountain View. 

O Google também explicou em comunicado que o público poderá navegar por conteúdos dos veículos parceiros e “seguir” publicações específicas para que suas reportagens apareçam sempre em evidência.  

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago