O Google lançou oficialmente nesta semana o seu aplicativo Hangouts Chat, que é basicamente a resposta da gigante para o mercado cada vez maior de aplicações de colaboração baseadas em chat. O Hangouts Chat funciona de forma parecida com outras ferramentas do tipo, como o Slack, que buscam reduzir a dependência do e-mail e facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações entre os colegas de trabalho. Os recursos incluem conversas por tópicos, buscas por chats e uma variedade de integrações com apps e bots.
Para quem não lembra, o Google ofereceu um primeiro olhar sobre o Hangouts Chat há quase um ano, quando anunciou seus planos de separar o aplicativo oficial do Hangouts em dois produtos para os assinantes do G Suite. Juntamente com uma ferramenta para videoconferência, chamada de Hangouts Meet, que foi disponibilizada logo após o anúncio, um app baseado em texto, chamado de Chat, só podia ser acessado até agora por meio de um programa para early adopters.
Com o lançamento completo do Hangouts Chat, o Google agora passa a integrar o concorrido mercado de soluções de mensagens em grupos para empresas, que ganhou nomes como Microsoft Teams, Facebook Workplace e Cisco Spark nos últimos anos, apenas para citar as companhias maiores.
No entanto, ninguém ainda domina realmente esse mercado. Por isso, essa entrada tardia do Google não coloca a gigante necessariamente em uma posição de desvantagem. “Não é realmente tarde, ainda estamos nos dias iniciais uma vez que as empresas estão tentando direcionar casos de uso específicos”, afirma o fundador e analista principal da InFlow Analysis, David Mario Smith. “Esse acabou virando um espaço cheio, uma vez que elas (soluções) são todas razoavelmente familiares.”
Cada sala do Hangouts Chat pode suportar até 8 mil usuários e pode ser acessada por meio do navegador em computadores ou por aparelhos móveis, com suporte para iOS e Android. Graças ao Google Vault, a ferramenta conta com recursos de compliance embutidos para atender a demandas de retenção de dados, eDiscovery e regulamentação para grandes empresas.
Em um post no blog do Google, o diretor de gerenciamento de produtos da gigante, Scott Johnston, destaca que a Inteligência Artificial (IA) ajudará a automatizar tarefas dentro do Hangouts Chat, como “agendar salas, buscar por arquivos e mais”.
Assim como o Microsoft Teams e o Office 365, o Hangouts Chat possui uma profunda integração com o portfólio de soluções do G Suite, que inclui Drive, Calendar, Sheets e Slides. Também é possível saltar rapidamente do Chat para uma videochamada pelo Hangouts Meet.
Por isso, assim como o Teams é uma escolha natural para os clientes da Microsoft, o “Hangouts Chat deverá despertar interesse dos usuários existentes do G-Suite”, afirma o VP e analista principal da Constellation Research, Alan Lepofsky.
O especialista destaca ainda que o desafio para o Google impulsionar a adoção será mais cultural do que técnico. “Assim como no Google+, não são os recursos que vão conduzir a adoção, mas sim estabelecer uma base de clientes grande e leal, e então conseguir fazer com que esses usuários ‘empurrem’ o uso para os seus parceiros externos”, diz Lepofsky.
Outro desafio que o Google enfrenta com a nova solução, segundo o analista, é fazer com que seus parceiros criem extensões terceirizadas. Um dos principais recursos dessas novas ferramentas de colaboração é a capacidade de se conectar com outras aplicações. Esse tem sido um ponto forte do Slack, por exemplo. E na semana passada o Atlassian anunciou que abriu sua API Stride para os desenvolvedores criarem apps. “Para os produtos serem bem-sucedidos no mercado, eles precisam de um ecossistema, não apenas de recursos nativos.”
Inicialmente, o Hangouts Chat chega ao mercado com 25 bots para acelerar os fluxos de trabalho nas empresas – Zero, Egnyte, Zoom.ai, Trello, Jira e Wrike fazem parte da lista de lançamento. Outra integração importante é com o software de gerenciamento de relacionamento com consumidores da Salesforce. “O Hangouts Chat precisa entrar no fluxo de como as pessoas trabalham, por isso as integrações com o G Suite e a Salesforce serão essenciais”, aponta Smith.
Assim como aplicativos de terceiros, também estão disponíveis bots que se integram com os próprios aplicativos do Google. Por exemplo, há um bot chamado @Drive que avisa aos usuários quando são compartilhados arquivos no Google Docs, quando são feitos comentários nos documentos ou quando há pedidos para acessar conteúdos na plataforma de armazenamento de arquivos. Outro bot, o @Meet, se integra diretamente com o app Google Calendar para agendar compromissos.
Além disso, o Google também está lançando uma plataforma de criação de bots para permitir que mais empresas criem as suas próprias integrações.
“As salas de bate-papo não são mais apenas para conversas”, explica o gerente de produtos do Hangouts Chat, Mike Sorvillo. “Com bots inteligentes e cheios de recursos, os usuários podem automatizar tarefas, receber informações críticas ou realizar outros trabalhos pesados com uma simples mensagem.”
IA no G Suite
Além dos anúncios relacionados ao Hangouts Chat, o Google também revelou novas capacidades de IA para produtos do G Suite.
O Google Calendar, por exemplo, agora usa inteligência de máquina para fornecer “sugestões automáticas de salas quando você cria ou edita um evento, otimizando o processo de agendar uma sala e economizando seu tempo”, afirma a gigante. Um recurso chamado Quick Access, parecido com a ferramenta do Drive, usa IA para destacar arquivos relacionados no Google Docs.
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