Google cria divisão de negócios focada em realidade virtual
Clay Bavor, vice-presidente de produto, comandará nova área. Anúncio indica que a companhia encara o tema como frente estratégica

O Alphabet, holding que detém o Google, anunciou nova divisão com foco em realidade virtual. Quem comandará o novo braço da companhia é Clay Bavor, até então VP de produto do Google. Ele coordenou uma das áreas mais importantes da companhia, a de aplicativos da companhia como Gmail, Drive e Docs e supervisionou o Google Cardboard. As informações são do site Recode.
A nova divisão indica que o Google não pretende ficar atrás do Facebook e Microsoft quando o assunto é realidade virtual.
No primeiro trimestre de 2014, o Facebook anunciou a compra da Oculus VR, empresa responsável pelo desenvolvimento do Oculus Rift e a Microsoft apresentou seu Hololens, óculos de realidade aumentada no ano passado.
O Cardboard, do Google, que foi desenhado com objetivo de ser uma introdução mais popular à realidade virtual, tem tido relativo sucesso.
Em 2015, assinantes da edição impressa do jornal de domingo receberam de brinde um Google Cardboard. A parceria era uma forma também do Times lançar seu conteúdo em realidade virtual. No mesmo ano, o Google começou a distribuir seus headsets e kits de realidade virtual em escolas nos EUA.
Além disso, a equipe do Cardboard introduziu uma integração com a GoPro que leva realidade virtual a vídeos do YouTube, um recurso introduzido pelo próprio Bavor na última conferência Google I/O, em maio último.
Segundo o Recode, um representante do Google confirmou as recentes mudanças, mas declinou pedido de maiores comentários. Já Bavor, em seu perfil no Twitter, informa que é vice-presidente de Realidade Virtual do Google.
Com a saída do executivo da gerência de produtos, quem assume seu cargo é a executiva Diane Greene.