O
Google está conversando com várias operadoras de telecomunicações na Índia para que elas ajudem no lançamento do
Projeto Loon, que utiliza balões em vez de torres de celular para fornecer acesso à internet a preços acessíveis em áreas remotas. De acordo com texto publicado no Economic Times, a empresa está em negociações com a BSNL e outras teles para rodar um piloto no país.
Rajan Anandan, diretor-executivo do Google na Índia, disse à publicação que a empresa “não pode tocar o Projeto Loon sem parceria com uma empresa de telecomunicação local”, acrescentando que “o governo tem sido muito favorável nesse sentido”, completou.
Anunciado em 2013 pelo Google X, incubadora da empresa, o Projeto Loon tem como objetivo ajudar as pessoas a ficarem on-line. O movimento também ajuda a gigante de internet a construir um mercado para seus serviços em economias emergentes.
Comparações entre o Projeto Loon e o Free Basics, do Facebook, são inevitáveis porque ambos foram lançados pelos gigantes da tecnologia norte-americanos a fim de levar o acesso à web para áreas rurais ou carentes ao redor do mundo.
Uma diferença importante entre os dois projetos é que os balões do Projeto Loon fornecem conexões LTE que compartilham espectros de celulares operados por empresas de telecomunicações. Ele pode ser capaz de evitar os problemas enfrentados pelos Basics, permitindo ligações gratuitas ou mais baratas pela web.