GM testa programa de compartilhamento de automóveis nos EUA
Residentes em Nova York poderão alugar carros da marca por hora ou dia. Segundo montadora, se bem sucedido programa será replicado em outras cidades

Montadoras de carros também estão atentas às mudanças que a economia compartilhada tem proporcionado para o setor de transporte.
Depois da Ford, a General Motors lança um programa piloto em Nova York onde locais poderão alugar um carro da montadora por hora ou dia para se locomoverem na cidade.
A expectativa é replicar o mesmo modelo em outra cidade dos Estados Unidos no primeiro semestre de 2016. E se o programa tiver sucesso, expandi-lo para outras cidades será uma consequência natural.
Batizado de “Let’s Drive NYC”, o programa foi lançado nesta quinta-feira (1°) e atende apenas residentes da rede de apartamentos Ritz Plaza, na Times Square. Interessados pagarão US$ 10 por hora ou US$ 75 por dia pelo carro.
A GM também tem dedicado esforços no que diz respeito à conectividade de seus carros, sem deixar de lado a pesquisa e desenvolvimento na direção autônoma.
Por meio do sistema OnStar, o motorista se conecta a uma central de atendimento que o ajuda em tarefas como encontrar serviços próximos, caso de restaurantes, atender ligações, além de fazer chamadas de emergência.
O sistema também consegue avisar a central quando o automóvel está sendo furtado ou se os airbags forem acionados – indicando um provável acidente.
No final do ano passado, a chefe executiva da GM, Mary Barra, indicou que a montadora teria um modelo com funções de direção autônoma em 2017.