O UN Global Pulse, programa de inovação das Nações Unidas com foco em big data, e a Western Digital Corporation, fornecedora de tecnologias e soluções para armazenamento de dados, anunciam hoje parceria para lançar a competição “Data for Climate Action”.
O “Data for Climate Action” é um desafio inédito de inovação aberto para aproveitar os dados científico e big data do setor privado para combater as mudanças climáticas. Cientistas de dados, pesquisadores e inovadores de todo o mundo já podem se inscrever e submeter seus projetos pelo site DataForClimateAction.org a partir de 09 de março de 2017.
“Conduzir ações efetivas para combater as mudanças climáticas exige não só o cruzamento de dados climáticos, mas também informação rica sobre o comportamento humano”, diz Robert Kirkpatrick, diretor do UN (Nações Unidas) Global Pulse. “O fenômeno de Big data pode oferecer feedback constante em como as comunidades impactam e são impactadas pelo clima, e permitem que a inovação para aumentar a sustentabilidade e resiliência. Esses dados são primeiramente suportados pelas empresas, como aquelas participantes do ‘Data for Climate Action’”.
Com o apoio do Fundo Skoll Global Threats, o desafio global tem engajado uma aliança de empresas de diversas indústrias e países em torno de iniciativas de ‘doação de dados’. O desafio irá oferecer a pesquisadores uma oportunidade de acesso inédito a conjuntos de dados nacionais, regionais e globais – de maneira anônima e agregados para proteger a privacidade – e ferramentas robustas para apoiar suas pesquisas.
Entre as companhias que contribuem com dados para o desafio estão: BBVA Data & Analytics; Crimson Hexagon; Earth Networks; Orange; Nielsen; Planet; Plume Labs; Schneider Electric; Strava Metro; e Waze.
Além disso, pesquisadores podem solicitar suporte em cloud computing da Microsoft, e de análise visual fornecido pela Tableau.
Sobre o Desafio
Data for Climate Action terá como alvo três áreas relevantes para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável em ações climáticas da Nações Unidas (SDG13): tornar o clima mais ameno, adaptação climática, e as ligações entre as alterações climáticas e uma Agenda 2030 mais ampla.
O desafio visa gerar pesquisas inéditas e ferramentas que demonstram como a inovação por dados pode informar soluções físicas e transformar esforços para lutar contra as mudanças climáticas. Ele é baseado no modelo de competições de ciência de dados feitas por organizações como a Kaggle e iniciativas específicas para compartilhar big data para o bem público, como os desafios “Data for Development” feitos pela Orange.
Pesquisadores selecionados para participar do Data for Climate Action terão quatro meses para conduzir suas pesquisas. Uma mesa com diversos experts em mudanças climáticas e ciência de dados irá avaliar as apresentações finais baseados em metodologia, relevância e potencial de impacto. Os vencedores serão anunciados em Setembro de 2017.
Para se inscrever ou ter mais detalhes sobre o desafio visite o site oficial em DataForClimateAction.org.
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