O crescimento da adoção de cloud computing possibilitou uma série de benefícios para empresas de todos os portes. O que muitas companhias ainda não descobriram, no entanto, é que a gestão de contratos é fundamental nesse novo mundo.
Segundo Gustavo Artese, especialista em Direito Digital e Privacidade, os contratos, por uma série de motivos, têm sido relegados ao segundo plano, o que expõe o tomador de serviços a riscos desnecessários. De acordo com ele, a explicação mais plausível para esse fenômeno é que a nuvem trouxe uma nova configuração de forças na contratação dos serviços.
“Principalmente nas modalidades pública e híbrida os players mais importantes e, portanto, mais contratados, têm abrangência global. Como tal, oferecem contratos padrão aos quais os clientes são levados aderir. Resulta disso, um processo de assinatura quase às cegas”, alerta.
Para evitar surpresas na gestão de contratos e se deparar com problemas no futuro, Artese falará durante o IT Forum Expo, encontro organizado pela IT Mídia, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro no WTC, em São Paulo, o que é preciso levar em consideração na hora de fechar os acordos com provedores de nuvem.
Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestre em Direito de Telecomunicações e Propriedade Intelectual (LL.M) pela University of Chicago (EUA), Professor de Direito Digital da Politécnica da USP – (PECE – Poli) e Membro da ItechLaw e da IAPP – International Association for Privacy Professionals, Artese ressaltará os melhores caminhos a serem percorridos por quem contrata a nuvem.
O especialista se apresenta primeiro dia do evento, 17 de novembro, de 10h40 às 11h30. Para saber mais sobre o encontro e confirmar a sua participação, acesse o hotsite do IT Forum Expo. A participação nos keynotes é gratuita.