Geração Y: por que as empresas temem?

Author Photo
12:28 pm - 15 de maio de 2009

A geração Y desperta a curiosidade de muitas pessoas, mas tem causado preocupação para as empresas, segundo apontou o especialista e professor da Fundação Dom Cabral (FDC) Ricardo Carvalho em entrevista para o IT Forum 365

“É uma geração que chega com novos valores, novas formas de ser e as empresas não estavam preparadas para isso”, constata. Os indivíduos que compõem esse grupo nasceram na década de 80 e trazem uma nova ideia de mundo, como ressaltou Carvalho. 
O trabalho, para esta geração, já não vem em primeiro lugar. Eles pensam em qualidade de vida e também no networking. Além disso, são pessoas desenvolvidas com base tecnológica. “Isso pode levar a um tipo de pensamento que não tem muito caráter sistêmico. Essas pessoas perderam a dimensão do relacionamento face a face, que é o que traz comprometimento”, alertou. 
Carvalho reconhece, no entanto, que características como a agilidade podem ser melhor aproveitada e essa questão da falta da conversa real, da negociação pode ser treinada e melhorada. “Algumas escolas estão trabalhando com isso”, pontuou. 
O fato, é que a geração Y é ávida por tecnologia, está por dentro de tudo o que acontece na web e quer essa liberdade no mundo corporativo. Por outro lado, como também afirmou o especialista da FDC, são pessoas muito ansiosas e que perderam o hábito da leitura, extremamente importante. 
Ricardo Carvalho participou da 11ª Edição do IT Forum, que aconteceu na Praia do Forte, Bahia.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.