Geração Alfa e o futuro da relação com a inteligência artificial

A maioria dos pais de crianças da geração Alfa (nascidas entre 2010 e 2025) acredita que um robô baseado em inteligência artificial pode acelerar o aprendizado de seus filhos. A conclusão é parte de um estudo da IEEE, organização dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

As crianças da geração Alfa são claramente as mais impactadas pela tecnologia, com a inteligência artificial fazendo parte de todos os aspectos de suas vidas, desde seus primeiros passos. A pesquisa da IEEE sobre Geração AI e seu impacto em pais e seus filhos da geração alfa entrevistou 600 pais e mães, entre 20 e 36 anos de idade, com pelo menos uma criança de até sete anos. Confira alguns temas abordados:

Carros autônomos
A pesquisa mostra que os pais da geração Alfa ficariam mais preocupados com a perspectiva de seus filhos dirigirem sozinhos (3%) do que a bordo de carros autônomos (25%). Entretanto, 45% dos pais ficam igualmente preocupados em ambas as situações, com a perspectiva de seus filhos ao volante, ou a bordo de um carro autônomo.

Robôs de estimação e como babá
A tecnologia de AI está estimulando o surgimento de robôs de estimação, que podem identificar, cumprimentar, obedecer e divertir a família. Segundo a pesquisa, 48% dos pais dizem que trocariam um animal de estimação por um robô, caso seja este o desejo dos filhos. As mães são mais receosas do que os pais nesta troca (42% mulheres contra 55% dos homens).

Como AI dá vida a robôs, aproximando-os do comportamento humano, 40% dos pais da geração Alfa dizem que substituiriam uma babá humana por uma babá-robô, ou usariam o robô para ajudar nos cuidados com as crianças.

Saúde emocional e física dos pais
Para manter a geração Alfa entretida, aplicativos, telas interativas e dispositivos com inteligência artificial são usados pelos pais do milênio, sendo que 44% deles afirmam que essa atitude não só entretêm as crianças, como também aumentam o seu tempo livre para outras tarefas.

Aprendizado
Brinquedos “inteligentes” e aplicativos de AI estão sendo desenvolvidos para serem capazes de compreender a linguagem humana e a responder a comportamentos infantis específicos. Para 80% dos pais entrevistados, a AI pode melhorar e tornar mais rápido o aprendizado dos filhos, sendo que 74% dos pais considerariam um professor-robô com AI para seus filhos.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago