Gartner reduz previsão de embarques globais de dispositivos de 2,8% para 1,5%

Os embarques de dispositivos – PCs, tablets, ultramobiles e telefones móveis – deverão crescer 1,5% em 2015, somando 2,5 bilhões de aparelhos. A previsão do instituto de pesquisas Gartner é inferior à divulgada anteriormente de salto de 2,8%.
De acordo com o levantamento, os gastos do usuário final em dispositivos serão de US$ 606 bilhões neste ano, queda de 5,7%, a primeira desde 2010.
Ranjit Atwal, diretor de pesquisa do Gartner, aponta que a redução aconteceu em parte em razão da contínua desaceleração nas compras de PC na Europa Ocidental, Rússia e Japão. Outro motivo é o aumento do valor dos aparelhos em razão da desvalorização da moeda local em relação ao dólar.
O único mercado que continua a mostrar crescimento é o de telefones móveis, que tem mostrado queda nos preços dos aparelhos em razão do aumento da competitividade. Os mercados emergentes estão impulsionando o segmento de smartphones, com a China liderando.
Na avaliação do Gartner, o fim da migração do Windows XP afetou negativamente o mercado de PCs em todo o mundo durante o primeiro semestre de 2015. No entanto, o maior impacto continua a ser a desvalorização da moeda em relação ao dólar. Fabricantes de PC estão cada vez mais reduzindo seus níveis de inventário – em pelo menos 5% até o final de 2015 – como forma de minimizar a exposição de preços no canal.
O mercado global de embarque de PCs deverá totalizar 300 milhões de unidades em 2015, declínio de 4,5% ano a ano. “Não esperamos que o mercado global de PCs se recupere até 2016”, assinalou Atwal. “O lançamento do Windows 10 no dia 29 de julho vai contribuir para uma desaceleração da demanda profissional para PCs móveis e ultramobiles em 2015. No entanto, à medida que fornecedores ajustam seus preços, o Windows 10 poderá impulsionar substituições durante 2016”, completou.
O segmento de ultramóveis (tablets e partes superiores) também deve encolher em 2015. Embarques de ultraportáteis estão estimadas em 214 milhões de unidades em 2015, declínio de 5,3% ano a ano. Tablets serão responsáveis por 207 milhões de unidades, queda de 5,9% a partir de 2014. Já a taxa de crescimento do mercado de telefonia móvel deve estagnar, atingindo 3,3% de crescimento em 2015.