O deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP) aproveitou o ambiente da Futurecom, evento focado no setor de TI e Telecomunicações, para anunciar o pré-lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio às Cidades Inteligentes. De acordo com Lippi, o projeto misto, que contempla participação de deputados e senadores, tem apoio de cerca de 300 parlamentares no Governo Federal, o que torna a Frente uma das maiores da Câmara. O lançamento oficial será realizado em Brasília no mês de novembro.
Lippi destacou a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) como tecnologia estratégica e necessária para o desenvolvimento das cidades brasileiras e, por isso, de interesse aos prefeitos, governadores, empresas e da população em geral.
“O mundo depois da internet é outro. Estamos passando por transformações e a internet mudou a vida de todos nós e nos trouxe oportunidades. A IoT traz uma mudança ainda maior, que vai nos permitir integrar essa tecnologias com melhores resultados, eficiência e redução de custos para cidades. Estamos apreensivos para que isso chegue o mais rápido possível”, observou.
Nesse sentido, ele afirmou que é preciso realizar um trabalho integrado de toda a sociedade e a Frente Parlamentar é oportuna para participação efetiva do Congresso Nacional e, ao mesmo tempo, instituições públicas e privadas. “Essa será uma das principais oportunidades de negócios e vai gerar grandes transformações para quem mora nas cidades e nos campos”, explicou.
O parlamentar afirma que, antes mesmo do lançamento, projetos de soluções para cidades inteligentes já estão sendo discutidos em reuniões com pessoas ligadas ao setor há alguns meses. “Estamos em busca de um trabalho permanente, estratégico organizado e articulado. Apesar de ainda não ter sido lançada, estamos trabalhando para já termos um compromisso inicial em seu lançamento. Em um ou dois anos já teremos resultados muito efetivos.”
Somente no setor de telecom, estão tramitando em torno de 2 mil projetos de lei, o que mostra a necessidade de ter uma Frente organizada para trazer soluções.
Uma das instituições presentes nas discussões e apoiadora do projeto é o SindiTelebrasil, sindicato que representa operadoras de telecomunicações no País. “A iniciativa tende a criar uma transformação das nossas empresas, de puramente de serviços de conectividade para prestadora de serviços inteligentes. As teles estão empenhadas em serem líderes desse processo, não apenas ter papel de coadjuvante”, destacou Carlos Duprat, diretor da câmara de projetos de ação sindical do SindiTelebrasil.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…