Fornecedores terceirizados causam US$ 3 milhões em prejuízo para empresas
Mais de um terço (37%) das empresas não confiam em seus fornecedores terceirizados, especialmente devido ao número crescendo de incidentes de segurança causados por eles. Isso é o que aponta um levantamento realizado pela Kaspersky Lab, em parceria com a B2B International, com 5,5 mil empresas de 26 países, incluindo o Brasil.
De acordo com o levantamento, esses incidentes podem ultrapassar a marca de US$ 3 milhões em prejuízo para as empresas.
A falta de confiança ocorre tanto em pequenas e médias empresas quanto nas grandes corporações. O principal motivo para isso é o fato de fornecedores terceirizados terem sido os responsáveis por 18% dos incidentes cibernéticos em 2015.
Os casos que envolvem fornecedores terceirizados são tão perigosos para as empresas quanto ataques virtuais contra infraestruturas. Em ambas as situações, o custo para solucionar o problema é igualmente elevado: os incidentes cibernéticos que envolvem fornecedores custam às pequenas e médias empresas uma média de US$ 67 mil e, no caso das grandes corporações, o valor é de US$ 3,27 milhões.
“Para evitar prejuízos e garantir uma comunicação segura com os fornecedores, é necessário adotar uma abordagem ampla com várias camadas”, Claudio Martinelli, diretor geral da Kaspersky Lab no Brasil.
O primeiro passo para se prevenir, de acordo com o executivo, é estabelecer quem terá acesso a qual área da rede corporativa. “Isto restringirá o acesso do fornecedor aos recursos da empresa. Conheça em detalhes o sistema de segurança do fornecedor e implemente regras de interação com base não apenas na eficiência e flexibilidade, mas também na segurança”, recomenda.