Categories: Notícias

Ford reafirma posicionamento em mobilidade e anuncia Sync 3 para o Brasil

A Ford está cada dia mais se posicionando como uma empresa de mobilidade e não apenas de automóveis. De acordo com Steven Armstrong, presidente da companhia para a América do Sul, a fabricante está trabalhando em soluções para entregar valor para as consumidores nesse quesito. 

“Estamos explorando novas maneiras de entregar valor por meio de veículos autônomos, user experience“, afirmou durante coletiva de imprensa que aconteceu na manhã desta terça-feira (26/1), no Anhembi, em São Paulo, onde ocorrerá a Campus Party 2016.

A marca é, pelo quarto ano consecutivo, a única do segmento automotivo a participar do evento, ressaltou o executivo. “A tecnologia deve tornar a vida das pessoas mais fácil e não apenas desenvolver a tecnologia pela tecnologia”, afirmou. “Muitos falam sobre a disrupção, mas ela só fará diferença se tornar a vida das pessoas melhor.”

Nesse sentido, Armstrong apontou alguns das soluções que a empresa já desenvolveu nos últimos tempos, como a parceria com a Amazon – anunciada durante a CES 2016 – para tornar carros inteligentes e fazê-los mais integrados ao futuro das casas inteligentes.

Mas o principal ponto apresentado pelo executivo foi o sistema de carros conectados da empresa, o Sync, que chegou à terceira geração e tem previsão de lançamento no Brasil para ainda este ano – mas o presidente não deu mais detalhes sobre datas. O equipamento já está presente em 15 milhões de veículos da Ford no mundo.

De acordo com Caspar Hohage, diretor de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul, o principal objetivo com o sistema é trazer “uma maneira prática e segura de manter as mãos no volante e olhos na pista” por meio da conexão bluetooth e comandos de voz, conta. 

>> Acompanhe a cobertura completa da Campus Party 2016

Entre as novidades para a nova versão do sistema estão a mudança na interface, que traz uma visão simplificada do dispositivo, com apenas aplicativos essenciais (incluindo áudio, telefone e navegação) para acesso rápido; bem como compatibilidade com sistemas Apple CarPlay e Android Auto. “Tanto a Google quanto a Apple trabalharam com as fabricantes de automóveis para mostrar informações na tela que não distraiam o motorista. Portanto, o sistema não é um simples espelhamento da tela do celular”, afirma Gustavo Schiavotelo, engenheiro-chefe da área de engenharia elétrica da Ford.

O sistema de navegação também possui uma interface gráfica renovada, com a possibilidade de zoom com a tradicional “pinça” feita com dedos, a tela inicial exibindo atalhos para os destinos mais frequentes, como casa e trabalho, e uma aba com os ícones dos pontos de interesse mais acessados, como postos de combustível, alimentação e hotéis; bem como mapas que funcionam em 2D e 3D.

Segundo  executivo, esse foi um dos pontos que contou com uma equipe brasileira desenvolvendo lado a lado mapas otimizados para a edição nacional, bem como trabalhando para a tecnologia de reconhecimento de voz brasileiro e em testes do sistema como todo. 

“A vantagem do Sync ser um produto global é que, por meio do ganho de escala, podemos oferecer tecnologia de ponta para milhões de pessoas no mundo”, observa Schiavotelo, completando que isso também pode significar que o produto não seja adequado para uma determinada região do globo e, portanto, a participação de engenheiros brasileiros desde o início do desenvolvimento representa um refinamento do sistema com foco no Brasil.

A Ford também anunciou o lançamento de três novos aplicativos compatíveis com o sistema de conectividade Sync: Banco24Horas, Rádio Mix e Palco MP3, totalizando 16 apps disponíveis para acesso por meio de comando de voz do veículo.

Competição
Como parte da sua estratégia de desenvolver soluções para a melhoria do dia a dia do cliente, a Ford promove durante a Campus Party um desafio que tem como objetivo estimular a criação de aplicativos que possam promover a mobilidade facilitada nas grandes cidades. A dinâmica tem como base conceitos de design thinking e movimento maker, que incentivam a criatividade, a inovação e a colaboração na busca de soluções para problemas complexos.

No desafio “O que você é capaz de criar em 90 minutos?”, os participantes da feira terão à disposição ferramentas como módulos eletrônicos para colocar em prática suas ideias. Como o nome sugere, o encontro tem duração de noventa minutos e acontece no Ford Garage Lab, o estande da companhia que ganhou o formato de laboratório experimental.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago