Aproveitando o crescimento da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), especialmente no setor automotivo, a Ford Motor anunciou que está explorando maneiras de integrar dispositivos wearables, como pulseiras fitness e smartwatches, aos seus veículos. O objetivo é trazer mais segurança e promover maior cuidado com a saúde do usuário.
Segundo relatório do Gartner, a indústria automotiva irá experimentar crescimento de 96% na Internet das Coisas em 2015, passando de 189,6 milhões de objetos conectados para 372,3 milhões.
A ideia da gigante automotiva é que os usuários possam conectar seus dispositivos aos carros e, dessa maneira, dados como batimentos cardíacos, oxigenação sanguínea e níveis de glicose possam ser monitorados. Assim, será possível que o motorista seja avisado caso pelo Ford Sync, sistema multimídia do carro, caso níveis de glicose no sangue estejam baixos, por exemplo, ou mesmo monitorar a saúde de uma criança sentada no bando traseiro.
Em entrevista ao CIO Journal, o gerente de design de veículos e engenheiro de pesquisa da Ford Gary Strumolo afirmou que a empresa também irá tomar as medidas necessárias para garantir a privacidade das informações, mantendo-as criptografadas, não armazenadas e compartilhadas apenas do modo que for autorizado pelo usuário – se ele quiser enviar os dados para o seu médico de confiança, por exemplo.
A Ford está no momento em busca de fabricantes e desenvolvedores para que possam trabalhar juntos na melhor maneira de utilizar os dados dos dispositivos.