Ford e Pivotal firmam parceria para serviços de mobilidade na nuvem

A Ford e a Pivotal, empresa de software baseada na nuvem, anunciaram nessa segunda-feira (15/2) uma parceria para fornecimento de serviços gratuitos de orientação, aplicativos e soluções de mobilidade para consumidores.
Essa operação, de acordo com a Ford, irá contribuir diretamente para o lançamento do FordPass, serviço de conectividade que deve ser anunciado em abril na América do Norte, antes de chegar a novos mercados. O Brasil entra nesse segundo grupo, que tem previsão de lançamento no final do ano.
A parceria com a Pivotal dá a Ford acesso a uma série de softwares desenvolvidos e a uma plataforma de computação em nuvem de grande capacidade, a qual permitirá a engenheiros de ambas as empresas desenvolver continuamente novas experiências para os associados do FordPass.
“Trabalhando em parceria com a Pivotal, a Ford poderá rapidamente adicionar novos recursos e soluções de mobilidade para os associados, da maneira que melhor atenda as necessidades de cada um”, afirma Elena Ford, vice-presidente de experiência do consumidor e distribuição global da Ford. “O objetivo é oferecer conveniência e facilidade para os consumidores chegarem ao seu destino, sejam eles proprietários de um veículo Ford ou não.”
Um dos primeiros programas beneficiados por essa parceria é o serviço de carona inteligente para os funcionário da sede da Ford em Dearborn, EUA, o Dynamic Shuttle, iniciado como projeto piloto.
Quando um usuário faz um pedido de carona, o software determina qual o melhor veículo para atender a solicitação sem aumentar o tempo de viagem dos passageiros que já estão a bordo, informando o tempo de espera e duração do trajeto. Se o passageiro aceitar, o pedido é enviado para a interface de navegação do motorista, junto com a rota mais eficiente para atender as solicitações de todos os passageiros.
“Há mais de 100 anos, a Ford transformou o modo como o mundo se move. Agora, a parceria com a Pivotal permitirá à Ford fazer isso novamente, oferecendo uma grande variedade de serviços de mobilidade por meio do FordPass”, afirma Rob Mee, presidente da Pivotal.
FordPass
A nova solução da Ford está em linha com a estratégia de ser líder em mobilidade que a companhia adotou para os próximos anos.
O serviço estará disponível tanto a proprietários de veículos Ford como de outras montadoras. A proposta é oferecer dia e noite, via smartphone, orientação de assistentes pessoais sobre a melhor forma de chegar ao destino, reservar lugar em estacionamentos, entre outros recursos.
Os veículos Ford equipados com o Sync Connect acessarão o FordPass também para partida remota, travamento e destravamento das portas, checagem do nível de combustível, óleo, bateria, pressão dos pneus, bem como localização onde está estacionado.