O Firefox, desenvolvido pela Mozilla Foundation, perdeu o posto de segundo mais usado no mundo, de acordo com dados publicados pelo site Net Applications. De acordo com a companhia, a participação de mercado do Firefox caiu para 7,2% em março de 2020.
Para entender melhor: é o pior número do Firefox desde 2005. Naquela época, o Internet Explorer liderava e o Firefox iniciava sua trajetória de subida.
Em 2014, o navegador do panda vermelho perdeu espaço para o Chrome e se firmou no segundo lugar só em 2018, com a queda do Explorer. O segundo lugar agora é passado e volta para as mãos da Microsoft com Edge.
O aumento da participação do Edge em março garantiu o quarto mês consecutivo de crescimento, correspondendo à maior extensão já obtida dos ganhos do navegador.
Já o Chrome saltou 1,2 ponto percentual no mês passado para chegar a 68,5%, a marca mais alta desde julho do ano passado. O aumento melhorou a previsão de 12 meses do Chrome, colocando o navegador em um lento rio de crescimento: a previsão agora estima o Chrome em cerca de 69% até o final deste ano.
O Net Applications calcula o uso dos navegadores detectando, pela Id dos usuários, os navegadores usados para acessar os sites dos clientes do Net Applications. Dessa forma, a empresa conta sessões de visitantes para medir a atividade do navegador.
Um ponto interessante levantado pelo “Net” é que essa cada pode estar atribuída ao período de quarentena.
Como Chrome e Edge são navegadores mais utilizados dentro do mundo corporativo, as pessoas podem estar realizando em máquinas corporativas ações (como busca de itens e leitura de emails pessoais) que fariam no computador pessoal, no qual o Firefox estaria instalado.
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