Como
consequência do rápido crescimento do Brasil nas últimas
décadas, os prazos de entrega aumentaram e o atendimento ao cliente foi
impactado. Porém, graças ao constante crescimento da demanda, tais
problemas não ficaram evidentes. Muitas vezes, seriam considerados como
porcentagem crescente, ou seja, aceitável de perda.
Hoje,
a realidade é outra. Em meio à crise, o Brasil parou de consumir como
antes, e agora muitas empresas estão enxugando as suas estruturas para
evitar desperdícios. O gasto exagerado por meio de processos pouco
aderentes, espelhados em sistemas de armazenagem engessados e
desatualizados, escondidos atrás da demanda, é um dos principais
causadores de falhas na gestão dos armazéns e, consequentemente, no
aumento dos gastos internos.
Quando
falamos em sistemas de armazenagem (WMS), deve-se escolher um sistema
robusto, completo, com suporte adequado, parametrizável e expansível,
para assim poder eliminar os desperdícios e tornar os processos mais
enxutos e controlados. Assim, as boas práticas recomendam não investir
em soluções “caseiras” ou
de “software houses” que costumam ter foco apenas em um único segmento
ou realidade.
O desenvolvimento de software por medida tem muitos outros
problemas. Por exemplo:
Essas
soluções “caseiras” rodariam da maneira ideal para todos inicialmente,
pois os processos mapeados estariam sendo seguidos. Mas, após a
percepção de consecutivas alterações de desempenho, vendas, redução de
market share, modernização da concorrência e o aumento de custos para
operar, a necessidade de se redesenhar os processos acaba se tornando
fundamental.
A
utilização correta da tecnologia de informação é essencial para ajudar
nas decisões dos colaboradores do armazém, pois ela organiza o fluxo de
processos, informações e recursos e realiza ganhos de tempo gerenciando
cada colaborador a executar a correta função na hora certa etc. Desta
forma, tende-se a aumentar o nível de serviço prestado ao cliente.
O
suporte e atualização deste software são fatores importantíssimos para a
manutenção ou até mesmo a elevação do nível de serviço. O WMS deve ser
flexível para se adaptar a novas estratégias e tecnologias. A equipe de
suporte deve ser experiente e de fácil acesso. Assim, a escolha do
software WMS e de seu fornecedor é essencial não só para o presente da
empresa, mas também para o planejamento de seu futuro.
(*) Fernando Braidatto é consultor em logística da Divisão de Aplicativos da Sonda IT
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