Fantasmas digitais: 4 dicas para não se dar mal no Halloween

É Halloween, ou Dia das Bruxas! Mas, nem por isso, devemos nos descuidar com nossa missão de nos manter seguros nesse mundo digital.

O pessoal da Kaspersky levantou quatro dicas importantes (ou quatro assombrações) que devemos ficar atentos. Ah, claro, e não somente nesta data, mas todos os dias.

1) O fantasma do (a) ex

O compartilhamento de senhas é algo que naturalmente pode acontecer entre casais. Isso desde sites ou plataformas de vídeo, de streaming de música, até e-mail e redes sociais.

A Kaspersky lembra que alguns casais até sincronizam serviços de calendário e álbuns de fotos online. Mas, quando (e/ou se) o relacionamento acaba, esta nem sempre é uma preocupação. A menos que o término não seja pacífico.

De qualquer forma, nestes casos, o mais recomendado é retirar o acesso às contas compartilhadas; apagar informações relevantes; trocar senhas dos serviços que costuma usar. Afinal, privacidade é privacidade.

2) Ex… só que ex-funcionários

A pesquisa Eliminando a desordem digital nos negócios, da própria Kaspersky, aponta que 33% dos ex-funcionários têm acesso a arquivos e documentos de um empregador anterior. Isso, de certa forma, coloca a integridade dos dados desta empresa em xeque.

Pense no seguinte caso: você não gostaria que um documento confidencial, como uma proposta confidencial, ressalta a Kaspersky, se tornasse disponível para a concorrência, não é?

Isso é mais frequente em ferramentas de colaboração online de documentos, como nuvens públicas. É preciso estar ligado para excluir estas informações ou, no caso, limitar o acesso de ex-funcionários.

3) Reencarnação de senhas

Já parou para pensar em quantas contas e senhas você já criou para serviços online? Seja uma rede social, um site que você queria comprar exclusivamente um produto, um fórum online…

Bem, o lance da reencarnação de senhas não é fácil. Ainda mais quando ela é complexa e pode ser difícil de ser lembrada. Um estudo da Kaspersky aponta que 35% dos brasileiros usam entre uma e três senhas para todas as suas contas online.

Já é possível super tranquilamente gerenciar senhas com aplicativos e serviços que fazem isso. Afinal, usar a mesma senha do e-mail, daquela rede social ou outro serviço, e repeti-la na senha do banco ou serviço online de pagamentos, pode resultar em uma violação financeira nada divertida.

4) O cemitério dos apps

Outra pergunta: você tem noção de quantos apps têm instalado no smartphone? Segundo a Kaspersky, de cada 100 aplicativos Android que podem ser instalados e excluídos, 83 têm acesso a dados confidenciais.

Isso significa aqueles aplicativos que acessam seus contatos, mensagens, chamadas e SMS, que podem se tornar um vetor de ataque. Por isso, pense bem na hora de baixar um aplicativo desconhecido e sair distribuindo acessos.

Dicas para se manter seguro

“É importante tomar conhecimento do lastro digital que produzimos com nossa navegação e questionar quem pode ter acesso às nossas informações pessoais”, afirma Fábio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.

Assolini ainda ressalta que, além do fato citado acima, precisamos estar de olho em apps e serviços que usamos, mas não usamos mais; ou na última vez que mudamos nossa senha. “Só assim poderemos agir em conformidade e assumir o controle de nossa vida digital”, acrescenta.

A Kaspersky ainda lista cinco medidas que podem ser tomadas para manter os “fantasmas digitais” bem longe:

1. Não compartilhe suas credenciais com ninguém. Se por algum motivo você teve que fazê-lo, altere suas senhas e retome o controle de suas contas;

2. Elimine o acesso total aos documentos na nuvem. Quando um colaborador for desligado do time, não se esqueça de remover seu acesso a serviços compartilhados.

3. Use senhas diferentes para cada serviço ou aplicativo. Certifique-se de que eles são longos, com 12 caracteres ou mais. Ninguém espera que você memorize todos eles, mas você pode usar um gerenciador de senhas, como Kaspersky Password Manager, para lembrar uma senha mestre.

4. Use uma solução de segurança, como o Kaspersky Security Cloud, que, além de proteger as informações em seus dispositivos, fornece alertas de violações de segurança para os diferentes serviços em que você está inscrito para alterar senhas que podem estar em risco.

5. Ative a atualização automática para aplicativos em seus dispositivos e remova todos os aplicativos que você não usa. As versões não atualizadas podem conter vulnerabilidades.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago