Facebook nunca teve tantas interações com posts de marcas, diz Socialbakers

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6:05 pm - 27 de junho de 2014
Já falamos aqui sobre a repercussão das mudanças promovidas pelo Facebook nos algoritmos do Feed de notícias e a consequente queda no alcance orgânico das postagens de muitas marcas. Esse tem sido um assunto recorrente na comunidade de marketing. Agora, é a é a Socialbakers traz números para defender a ideia de que as marcas nunca tiveram uma oportunidade melhor para ter seu melhor conteúdo colocado frente a tantas pessoas.

A empresa especializada em métricas e otimização de desempenho de marcas em mídias sociais, analisou a performance do Facebook nos últimos meses, considerando o número real de interações de amostra composta por três milhões das maiores páginas, o engajamento de mídia e outros dados.

À medida que a base de usuários do Facebook tem aumentado, o mesmo acontece com o número de marcas, profissionais de marketing e anunciantes na rede social, explica. E assim como em qualquer espaço lotado, ficou mais difícil ter sua voz ouvida, alega a Socialbakers, enumerando as razões por trás disso. 

Segundo a companhia, as pessoas estão curtindo mais páginas e estão cada vez mais conectadas a amigos e, como o Feed de notícias não é um espaço infinito, o Facebook busca mostrar aos seus usuários o conteúdo mais relevante. 

Em suma, se quiserem ser vistas, as marcas devem produzir conteúdos de melhor qualidade, aponta a Socialbakers. Isso ficou claro quando a empresa observou os melhores criadores de conteúdo, ou seja, aqueles que tem o maior número de interação de usuários. E a interação com os posts está diretamente relacionada ao crescimento orgânica. 

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Ao analisar o número real de interações que feitas no Facebook durante o ano passado pelas três milhões maiores páginas da rede, descobriu-se que as interações aumentaram consistentemente. E desde janeiro de 2014, esse aumento foi de 30%, atestando que o engajamento das marcas no Facebook não está em declínio, pelo contrário. 

Facebook nunca teve tantas interações com posts de marcas, diz Socialbakers
Através de mecanismos como storytelling muitas marcas conseguiram envolver e engajar seus fãs em 2014 a partir de novas formas de contar histórias. E as que foram bem sucedidas, segundo a Socialbakers, foram as que souberam dizer coisas de forma cativante, e não em mais quantidade (maior numero de posts). 
A qualidade do conteúdo no Feed de notícias ainda é a chave para atingir fãs com sucesso, defende a Socialbakers. E mesmo que muitos alegaram que o Facebook teria diminuído o alcance orgânico pois teria intenções de ganhar mais dinheiro com isso, fazendo com que as marcas pagassem para promoverem suas publicações – o que foi negado pela rede social, a Socialbakers defende o contrário: “o sucesso da mídia não impede o sucesso de marcas; isto o prediz”. 
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