Facebook cancela F8, sua conferência anual, por receio do coronavírus
Prevista para acontecer entre os dias 5 e 6 de maio, será substituído por apresentações em vídeo e eventos locais

O Facebook pegou o mercado de surpresa ao anunciar o cancelamento da F8, principal evento da empresa, por conta do COVID-19, variação do coronavírus que já provocou 2,8 mil mortes.
“Foi uma decisão difícil de se tormar – a F8 é um evento incrivelmente importante para o Facebook e é uma das nossas maneiras favoritas de celebrar todos vocês de todo o mundo – mas precisamos priorizar a saúde e a segurança de nossos parceiros desenvolvedores, funcionários e todo mundo que ajuda a colocar o F8”, escreveu em comunicado Konstantinos Papamiltiadis, diretor de plataformas e programas para desenvolvedores do Facebook
Criada a em 2007, a F8 (lê-se “Fate”, que significa “Destino” em inglês), a conferência é o principal momento de contato do Facebook com a comunidade de desenvolvedores – um relacionamento importante para a companhia, já que a opinião desse público pode influenciar no uso da sua ferramenta por empresas e marcas.
O momento também é utilizado pela empresa para anunciar novos serviços, como o Facebook Dating, a linha de realidade virtual e novos recursos para o Messenger. Além, é claro, de uma apresentação do CEO e fundador Mark Zuckerberg apresentando um panorama dos projetos que a marca está trabalhando no momento.
O anúncio do Facebook ocorre semanas após o cancelamento da MWC, maior evento global de telefonia, que deveria ter ocorrido entre os dias 24 e 27 de fevereiro. O motivo da desistência do evento foi o receio de que a reunião de pessoas de diferentes países poderia aumentar os números de contágio do covid-19.
Em substituição ao evento físico, o Facebook informou que realizará conferências por vídeo e encontros locais junto com os desenvolvedores, mas ainda não informou como essa logística acontecerá.
Por enquanto a F8 é o único evento promovido pelas grandes techs a ser oficialmente cancelado. A Google informou que planeja realizar sua conferência, chamada I/O, ainda em maio. E a Apple, que sedia a Worldwide Developers Conference (WWDC) no início de junho, ainda não se pronunciou.
*Com informações da CNet