F5 e Equinix fazem parceria para segurança e visibilidade da cloud pública

A F5 Networks anuncia aliança com a Equinix. Com a parceria, as empresas passam a ofertar ao mercado o Cloud Gateway. “CIOs e CISO brasileiros estão, nesse exato momento, estudando como levar suas aplicações missão crítica – inclusive legadas – para o ambiente de cloud pública”, explica Michel Araújo, gerente de contas da F5 Brasil.

“Grandes corporações são atraídas pelos ganhos propiciados pela cloud pública mas hesitam em dar esse passo; precisam equacionar como fazer esse movimento e como garantir a segurança”. Para o Gartner, a tendência das grandes empresas levarem aplicações para a cloud pública é expressiva. No grupo das 2 mil maiores empresas globais, a adoção deste modelo de cloud deve chegar à marca de 30% até 2019.

A oferta Cloud Gateway, solução baseada na plataforma Big-IP, da F5, instalada um Performance Hub nos Data Centers da Equinix e conectados diretamente com diversos provedores de Cloud via Equinix Cloud Exchange, facilita esse avanço. “Trata-se de uma conectividade direta e segura para diversas Clouds públicas com a gestão e o controle de uma nuvem privada”, diz Araújo.

Rumo à transformação

Para Araújo, o Cloud Gateway é uma oferta de cloud que acelera a direção rumo à transformação digital. Isso é feito com visibilidade, performance e segurança. O Cloud Gateway fica a meio caminho entre a cloud privada e a pública. Assim, a solução permite a gestão simplificada do mundo multicloud e garante a segurança da aplicação por meio de diversas tecnologias F5 para essa área: controle de acesso (gerenciamento de identidade), Firewall de Aplicação Web, defesa contra-ataques DDoS e, finalmente, visualização de tráfego SSL.

A inteligência F5 somada aos serviços de infraestrutura Equinix facilita a adoção da cloud pública de modo não disruptivo. “Isso vale, inclusive, para corporações que estão decididas a migrar grandes aplicações legadas para esse novo modelo”, ressalta Michel Araújo.

Uma das razões para essa conquista é que a oferta Cloud Gateway já testou e implementou todos os conectores necessários para realizar a migração de um ambiente legado para o ambiente Web/cloud. Na visão de Araújo, conforme o grau de complexidade e o volume de dados da aplicação missão crítica que avança para a cloud pública, é recomendável adicionar, à oferta F5/Equinix, serviços gerenciados. “A visibilidade que os serviços gerenciados agregam ao universo de TI suaviza ainda mais esse processo”.

Para Michel Araújo, os mercados brasileiros que sairão na frente na adoção da oferta de Cloud Gateway são os segmentos de e-commerce, bancos, seguradoras e as grandes operadoras de Telecomunicações. A oferta Cloud Gateway já está disponível no Brasil.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago