Explosão veloz de dados requer hiperdisponibilidade e gestão

A velocidade impressionante de geração de dados traz enormes desafios para as oganizações. A gestão desse montante, no entanto, é a chave do sucesso da nova era. Com essa visão, a Veeam Software, empresa suíça de software, quer ajudar companhias em suas jornadas de automação de gestão de dados de forma inteligente.

“Dados habilitam a vida digital. Essa é a realidade de toda organização. É por isso que a hiperdisponibilidade é a nova expectativa para o mercado corporativo”, disse Peter McKay (foto), coCEO e presidente da Veeam, na abertura do VeeamOn, evento anual da empresa que chega à sua quarta edição, reunindo 2,2 mil participantes em Chicago, nos Estados Unidos.

Segundo o executivo, a nova era demanda gestão inteligente de dados para garantir continuidade de negócios, reduzir riscos e acelerar a inovação em tempos de disrupções, como internet das coisas (IoT), inteligência artificial (AI), machine learning e blockchain, que exigem escalabilidade e facilidade de uso para gerenciar dados.

Danny Allan, vice-presidente de Estratégia Global da Veaam, alertou que este é, claramente, um ponto de inflexão na indústria. Ele reforçou em vários momentos que a hiperdisponibilidadade é a nova expectativa de dados nas empresas, permitindo tempos de reação mais rápidos para qualquer necessidade do negócio, melhorias múltiplas nas eficiências e maior agilidade nas mudanças na demanda dos clientes. “Queremos ser o provedor de confiança das empresas que estão nessa jornada”, afirmou.

Esse posicionamento, contou Allan, não significa que a fabricante vai deixar de lado seu foco em backup e recuperação de dados, segmento em que a empresa era conhecida até então. “Backup e recuperação é o coração da nossa plataforma hiperdisponível. É uma evolução”, revelou.

Allan aponta que a Plataforma de Hiperdisponibilidade da Veeam, novo posicionamento da empresa, provê integração, visibilidade, orquestração, inteligência e automação para evoluir a gestão de dados guiada por políticas por comportamentos, e da gestão manual para uma automação inteligente. Isso, assegurou, permite provisão e o gerenciamento de fluxos massivos e constantes de dados em infraestruturas multinuvem distribuídas para serem automatizadas, lançando mão de autoaprendizagem.

Levando o conceito para a prática, Renata Kobylinski, diretora de Hospedagem e Serviços de Engenharia na Royal Caribbean Cruises, apareceu em um vídeo no VeeamOn e afirmou que a empresa de cruzeiros escolheu a fabricante pela escalabilidade e facilidade de uso que proporciona. “Nossa frota de 49 navios não opera sem dados, e a Veeam gerencia mais de 3 Petabytes de dados, que irão crescer para quase 6 Petabytes nos próximos 24 meses.”

*A jornalista viajou a Chicago (EUA) a convite da Veeam Software

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago