Modelo de negócio Everything as a Service é caminho sem volta

Não é novidade que a indústria de TIC passa por um momento de transformação. Revoluções como cloud computing, mobilidade e big data já são caminhos sem volta e estão mudando os modelos de negócio do setor.

Na prática, temos visto uma “onda de coisas” se transformando em serviços, em um novo tipo de conceito e mercado, o chamado EaaS – Everything as a Service, ou Tudo como Serviço. E neste processo, as empresas tradicionais devem se adaptar e se reinventar para não perderem espaço no mercado.

Durante painel sobre a tendência realizado nesta terça-feira (03/10) na Futurecom 2017, Fábio Pereira, diretor da Deloitte Brasil, ressaltou que o Tudo como Serviço aumenta a eficiência geral do mercado e enumerou alguns dos benefícios deste modelo. “Hoje as empresas precisam de agilidade, velocidade, para se destacar, e o EaaS oferece estes diferenciais, além de um ciclo de relacionamento mais longo com o cliente, provendo uma experiência mais valiosa”.

Paulo Zambroni, diretor de serviços digitais da Ericsson, especificou as vantagens às empresas de telecom. “O core das operadoras é criar produtos ao usuário final. Com o modelo as a service, se reduz a complexidade de projetos de OSS e BSS, por exemplo”, declarou, referindo-se aos sistemas de suporte à operação e ao negócio das prestadoras de serviços de telecomunicações.

Segundo Fernando Luciano, diretor de serviços de valor adicionado e inovação da Vivo, para o consumidor final, o novo conceito se traduz em “acessar, em vez de possuir”. “Quanto mais relevante o conteúdo, melhor a experiência do usuário”, salientou o executivo, acrescentando que a operadora tem trabalhado neste novo modelo de negócios há alguns anos.

Atualmente, as categorias mais populares de serviços se dividem em SaaS (software ofertado como serviço),  tipo de armazenamento online mais conhecido, utilizado, por exemplo, por servidores de e-mail; PaaS (plataforma como serviço), ambiente para hospedar e gerir um software; e IaaS (infraestrutura como serviço), que fornece acesso sob demanda à infra de TI.

 

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago