Europa propõe mudança na frequência de TVs para abrir caminho para 5G

Author Photo
6:05 pm - 02 de fevereiro de 2016

A Comissão Europeia propôs que fosse feita uma mudança na frequência usada para televisões digitais em todos os países da região, a fim de liberar mais banda para usuários, bem como abrir espaço para a futura conexão 5G.

“Não podemos ter internet móvel de alta qualidade para todos e para tudo em todos os lugares a menos que tenhamos uma infraestrutura e regras modernas”, disse o comissário para a economia digital e sociedade Günther Oettinger. 

“Com essa proposta, mostramos que podemos ter ambos: um setor audiovisual vibrante, bem como o espectro que precisaremos para o 5G. A faixa de 700 MHz será ideal para novos campos promissores como carros conectados e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).”

Atualmente, a banda de 700MHz UHF é usada principalmente para a radiodifusão televisiva, mas seria realocada para serviços móveis de alta velocidade e para suportar a IoT.

A ideia de Oettinger é que todos os estados-membros europeus façam a mudança em 2020, em tempo para a implantação do 5G. Vale ressaltar que a França e a Alemanha já autorizaram o uso da faixa de 700 MHz para serviços móveis, enquanto a Dinamarca, a Finlândia, a Suécia e o Reino Unido têm planos de iniciar esse processo nos próximos anos.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.