Estudantes de colégio em SP apresentam robôs autônomos em torneio

Após enfrentarem diversos desafios de robótica ao longo do ano, os alunos do Ensino Médio do Colégio Poliedro, em São Paulo (SP), irão apresentar carrinhos elaborados com o conhecimento adquirido neste período, durante o 3º Encontro de Robótica Poliedro.
Na ocasião, os robôs desenvolvidos pelos estudantes irão seguir um trajeto demarcado em uma arena e superar obstáculos, acumulando pontos. Seu principal diferencial é que foram programados para serem autônomos, ou seja, funcionam sem a necessidade de contato humano.
O projeto, de acordo com Vinicius de Carvalho Haidar, professor de Robótica do Colégio Poliedro e coordenador das Turmas Extensivo e Medicina do Curso Poliedro, é importante porque serve para mostrar o resultado do trabalho e do aprendizado que os alunos tiveram durante o curso. “É o momento no qual eles verificam como as informações de cada lição aprendida estão conectadas”, afirma Haidar.
Durante as aulas, os estudantes aprenderam mecânica, eletrônica, lógica e programação, o que possibilitou que os carrinhos fossem preparados pensando nas diferentes possibilidades de superar os obstáculos.
A robótica, segundo o professor, estimula o desenvolvimento do trabalho em equipe. Os estudantes também são expostos a uma reflexão acerca de tudo que os cerca e como funciona. O trabalho envolve a questão de errar e ser tolerante ao erro, utilizando-o como ferramenta para melhorar e buscar novas alternativas. “O aluno precisa ser resiliente para conseguir encontrar respostas para os problemas, montar e remontar diversas vezes um projeto”, descreve.